Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 29 de Maio de 2022, 12:23 - A | A

Domingo, 29 de Maio de 2022, 12h:23 - A | A

Coluna Bem-Estar

Com conta de luz alta, confira algumas dicas de como economizar energia

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Com nova previsão de aumento, brasileiros precisam controlar bem seu consumo de energia para não pesar na conta do fim do mês

iStock

ColunaBem-Estar

O Brasil vem enfrentando um cenário econômico delicado, com preços cada vez mais inflacionados, uma consequência da atual desvalorização do real. Indo além do consumo, as contas mensais também estão cada vez mais altas, e em alguns estados, já existe a confirmação de que sofrerão um novo reajuste. Em Pernambuco, por exemplo, onde a energia elétrica é fornecida pela Neoenergia, está previsto um reajuste de até 20%; outros estados que também são cobertos pela empresa já estão lidando com o aumento, dentre eles Brasília, Bahia e Rio Grande do Norte.


Diante de outro aumento, agora mais do que nunca se faz necessária uma maior conscientização do brasileiro, em termos de economia de energia. Além de ser possível reduzir o estrago da conta de luz no fim do mês, essa é uma atitude sustentável, que faz bem para o meio ambiente. Confira algumas dicas de como economizar energia:


Use lâmpadas LED
As lâmpadas de LED são os modelos mais econômicos do mercado. Mesmo que custem mais que as demais opções, seu custo-benefício faz valer a pena, já que elas consomem bem menos eletricidade e ainda oferecem a mesma potência de luminosidade. Em alguns casos, a economia pode chegar a até 50%, se comparado com os modelos fluorescentes, por exemplo.


Tire eletrônicos da tomada
Não é porque um eletroeletrônico está desligado que ele não esteja consumindo energia. Todo equipamento que fica continuamente ligado na tomada consome eletricidade, ainda que seja em uma escala muito menor. É claro que existem alguns que não podem ser desligados, como é o caso da geladeira, mas é recomendado deixar qualquer outro que tenha essa opção fora da tomada, ligando somente quando for usar.


Priorize banhos rápidos
O chuveiro elétrico é um dos principais inimigos das contas de luz, pois é um dos equipamentos elétricos que mais consomem energia em casa. O ideal é sempre priorizar banhos rápidos, com menos de cinco minutos, pois além de fazer bastante diferença no consumo de eletricidade, também economiza água.


Experimente fontes de energia alternativas
Hoje, o que não faltam são alternativas para se substituir parcialmente o consumo de energia elétrica e aliviar um pouco a conta no fim do mês. A energia solar, por exemplo, pode ser adaptada em qualquer residência que receba bastante luz do sol, então basta ter os equipamentos certos para fazer disso uma alternativa sustentável e eficaz. Vale a pena pesquisar mais sobre as possibilidades e avaliar como é possível explorar esses recursos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS