Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 22 de Dezembro de 2009, 17:44 - A | A

Terça-feira, 22 de Dezembro de 2009, 17h:44 - A | A

Vereadores aprovam criação de campanha antitabagismo entre jovens

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Na última sessão ordinária do ano, os vereadores da Câmara Municipal aprovaram por unanimidade nesta terça-feira (22) o Projeto de Lei Nº 6.740/09, de autoria do vereador Mario Cesar (PPS), que autoriza a criação de um programa permanente para orientação de crianças, adolescentes e jovens sobre os riscos do tabagismo.

A campanha explicará sobre os riscos que estão sujeitos os que tem o hábito de fumar, enfocando principalmente as doenças relacionadas ao tabagismo, esclarecendo sobre os programas de incentivo e auxílio no combate ao fumo, que estimulam o fumante a superar o vício, sendo veiculada por mídia impressa, falada e televisiva, com orientação em escolas, creches e outros centros de convivência social.

Serão impressos folders, cartazes, banners e cartilhas de orientação sobre as doenças associadas ao uso do tabaco que serão distribuídas gratuitamente em escolas, faculdades e universidades das Redes Públicas Municipal, Estadual e Particular, em academias de ginástica e ginásios de esportes.

Estudos do Ministério da Saúde mostram que cerca de 90% dos fumantes tornam-se dependentes da nicotina entre 5 e 19 anos de idade, sendo esta a razão de incentivar a educação a respeito dos malefícios do tabaco, impedindo a proliferação do uso de produtos de tabagismo. No Brasil existem cerca de 2,8 milhões de fumantes nessa faixa etária, entretanto a maior concentração de fumantes está na faixa etária de 20 a 49 anos.

Matérias publicadas na imprensa local dão conta de que Campo Grande tem cada vez mais jovens fumantes, que desde a adolescência iniciam o uso por intermédio de produtos similares ao cigarro comercializado, como por exemplo, o arguile, o fumo de corda, o cigarro de palha, cigarros aromatizados e outros.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS