Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Meio Ambiente Terça-feira, 08 de Setembro de 2009, 13:59 - A | A

Terça-feira, 08 de Setembro de 2009, 13h:59 - A | A

Conheça a importância das vitaminas para as aves

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Além de uma boa alimentação correta e bem equilibrada, as aves, assim como todos os animais, necessitam de um complemento alimentar para que se possam manter uma boa saúde durante o ano todo e, consequentemente, estarem preparadas para a troca de penas, os torneios, a época das reprodução, entre outras fases.

Esse “reforço alimentar” é feito por meio de vitaminas, como por exemplo A, B1, B2, B12, C, D, E, cálcio, ferro e os aminoácidos. Nesta reportagem, um especialista da área vai, o veterinário e especialista em doenças de animais de vida livre, Evandro Trachta, esclarecer dúvidas sobre algumas vitaminas e a importância delas para que o pássaro tenha uma vida saudável.

É necessário lembrar, que o uso desses produtos sem orientação veterinária não é aconselhável, pois o criador corre o risco de fornecer remédio errado, dosagem maior que o recomendado ou mesmo prolongar o prazo do tratamento mais que o necessário, ou seja, em ambos os casos ele poderá intoxicar a ave, podendo levá-la à morte.

Mas, além disso, e tudo o que será citado por esse especialista, o criador jamais poderá deixar de lado um tratamento com as aves, para se obter excelente retorno por parte delas. Neste caso, o medicamento não é fabricado e muito menos vendido em casas de ração, o sucesso de uma boa criação está muito mais em carinho, amor e respeito que nós, os passarinheiros, devemos ter pelos pássaros.

Aves e Notícias: Que tipo de vitaminas não deve faltar o ano todo para os pássaros?

Evandro Trachta: Todas as vitaminas são de grande importância e a obrigatoriedade para a correta funcionalidade do organismo. Algumas não podem ser sintetizadas em quantidades suficientes ao organismo, e a falta delas facilita o aparecimento de doenças, pois o organismo não funciona corretamente na falta de uma ou outra vitamina. Vale lembrar que vitamina em excesso também pode ser prejudicial.

AeN: Fale sobre os nutrientes que podem ser encontrados nas farinhadas?

E.T.: Cada tipo de farinhada possui sua formulação e balanceamento nutricional. Algumas são de boa qualidade e outras não. Vale o criador optar por utilizar levando em conta alguns fatores, como marca, embalagem, composição, entre outros. A utilização de rações extrusadas foi uma grande evolução na criação de aves, visto que antigamente as aves de gaiola alimentavam-se praticamente de alpiste e rações caseiras, o que favoreciam alimentação desbalanceada, trazendo várias complicações para a saúde de ave.

AeN: O uso de areias e ossos de siba também são recomendáveis como proteínas para as aves?

E.T.: O uso de areia para aves de gaiolas tem seus prós e contras. A areia ajuda na digestão das aves, funcionando como se fossem dentes, mas pode trazer várias doenças, visto que a maioria a utiliza como substrato, o que faz com que a ave venha procurar o chão, entrando em contato com as fezes. O criador pode optar pelo uso da areia, mas a mesma deve ser esterilizada e servida em comedouros suspensos do chão da gaiola. O osso de siba é uma importante fonte de minerais para as aves, especialmente cálcio. A ave deve ter sempre um pedaço a sua disposição o ano todo.

AeN: Como deve ser o ciclo da administração de vitaminas das aves para evitar a intoxicação, e se caso ela acontecer o que deve ser feito para desintoxicar a ave?

E.T.: A administração de vitaminas para as aves se torna desnecessária quando elas se alimentam com ração balanceada, salvo em fases críticas da vida dela, como a muda de pena, a troca de bico, reprodução, estresse e os torneios. Ao ser usada a vitamina, o criador deve procurar orientação de um profissional da área, pois em cada situação a ave necessita de uma certa vitamina, e se não utilizada corretamente poderá trazer complicações para o correto funcionamento do organismo.

AeN: As aves criadas em cativeiro têm mais resistência que aquelas encontradas na natureza devido ao uso de vitaminas ou não?

E.T.: Aves de cativeiro não são mais resistentes que aquelas que vivem em seu habitat, pois lá a mesma está com a nutrição balanceada, pratica exercício diários e várias outras coisas que só o habitat pode lhes proporcionar, o que fornece maior resistência à ave contra as doenças. Segundo pesquisadores, os criadores devem sempre procurar utilizar rações especiais para o tipo de ave que está criando, devido ao balanceamento nutricional que cada pássaro necessita, evitando assim complementar a alimentação com vitaminas e trazer problemas ao plantel. Além disso, ele deve sempre procurar o médico-veterinário, evitando o “auto-tratamento”.

Por Alessandro Perin (www.avesenoticias.com.br)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS