Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 29 de Setembro de 2008, 11:27 - A | A

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2008, 11h:27 - A | A

Jobim destaca que CO será região mais beneficiada com Plano de Defesa

Lucia Morel e Jefferson Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Em visita à Base Aérea de Campo Grande o ministro da defesa Nelson Jobim não comentou sobre o envio de tropas do Exército para dar suporte  e mais segurança a quatro municípios de Mato Grosso do Sul aos quais o Tribunal Regional Eleitoral pediu reforço, mas destacou que a região Centro-Oeste será a mais beneficiada com o Plano de Defesa Nacional, que entra em vigor no final de outubro.

Esse plano prevê a disponibilização de tropas de vigilância na fronteira, a mobilidade de efetivo e serve de defesa e remanejamento da área brasileira. Jobim destacou que a o Centro-Oeste será um ponto fundamental para dar suporte ao Plano de Defesa Nacional, mas não sinalizou recursos para o plano, uma vez que afirmou que "apenas depois das visitas que estamos realizando é que se poderá saber quanto será disponibilizado  para as regiões".

O Plano de Defesa já havia sido apresentado em Campo Grande pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, que veio à Capital no dia 8 de setembro. À ocasião ele comentou que a faixa de fronteira merece especial atenção das forças armadas e que o plano de ação das estratégias de defesa, seria através do "Triplo Imperativo", dividido em: presença, mobilidade e monitoramento. No quesito monitoramento, Unger disse que as tecnologias utilizadas para monitorar os territórios e fronteiras devem ser de âmbito nacional em sua totalidade. Na mobilidade, o plano deve inserir medidas alternativas de defesa, que contenham principalmente o 'elemento surpresa', o que segundo Unger exigirá, criatividade, tecnologia e capacitação que sirvam aos objetivos estratégicos. No tópico presença, as estratégias de defesa devem garantir maior atuação nas defesas das regiões de fronteiras, o que dependerá massivamente do trabalho desenvolvido pelos outros tópicos.

Hoje, o ministro Nelson Jobim, que chegou em Campo Grande acompanhado do general do Exército, Enzo Martins e do tenente brigadeiro e comandante geral da Aeronáutica, Juniti Saito, afirmou à imprensa que irá fazer uma intensificação da presença das forças armadas na fronteira e estudará questões de mobilidade nessa faixa, não com o aumento do efetivo, mas facilitando o tranporte, dando mais agilidade às operações.

O ministro veio a Campo Grande para realizar visitas técnicas e conhecer a estrutura aérea da Capital, conhecendo os três equadrões: Flecha,  Pelicano e Onça. Ele desatacou que a Base Aérea de Campo Grande é suficiente para dar o suporte necessário ás ações de defesa, mas não descartou a possibilidade de mais investimentos.

Hoje, às 16 horas, o ministro entrega um avião C-105 Amazonas, que será repassado ao Esquadrão Onça.

Questionado sobre os estudos de demarcações de terras em Mato Grosso do Sul, o ministro não quis tecer comentários.

Interior
Na terça-feira, Jobim e o tenente seguem para o Destacamento Militar de Iguatemi, município com uma população de 14,6 mil habitantes, situado no sul do Estado em Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai. De acordo com o Exército Brasileiro o objetivo da visita é avaliar as instalações para um possível retorno de um Esquadrão de Cavalaria Mecanizado à Iguatemi.

As instalações militar já abrigavam um Esquadrão C Mec, que acabou sendo desativado, porém manteve toda a estrutura para abrigar novamente um Esquadrão, além do município de Iguatemi estar situado em uma posição geográfica estratégica para a questão de segurança nacional, a cerca de 10 quilômetros da fronteira com o Paraguai.

Após a visita ao Destacamento Militar de Iguatemi, o Ministro e os comandantes militares seguirão para Ponta Porã, onde também cumprirão agenda.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS