Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Interior Quarta-feira, 17 de Setembro de 2008, 18:09 - A | A

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2008, 18h:09 - A | A

MT envia aeronave para combater incêndio na Serra do Amolar

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O fogo que iniciou na última sexta-feira (12)na região do Acurizal na Serra do Amolar, região norte de Corumbá continua invadindo e ameçando o Parque Nacional de Mato Grosso, divisa com Mato Grosso do Sul, área de preservação ambiental. Cerca de 12 mil hectares já foram consumidos pelas chamas, em uma área de 30 mil hectares pertencente da reserva.

No início desta manhã de quarta-feira (17) equipes de especialistas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul não conseguiram sobrevoar a região devido à pane na aeronave Cessna do governo do estado (MS), pilotada pelo tenente coronel Luis Fernando Rolon do GPA (Grupamento de Proteção Aérea). Mas, dois helicópteros estão percorrendo todo trecho atingido pelo fogo, um do IBAMA e outro cedido pela Marinha (Ladário), que estão transportando os brigadistas até a morraria atingida.

O tenente coronel João Rainho Junior do Grupo Especial de Prevenção e Combate a Incêndio de Mato Grosso está coordenando as operações e, neste momento sobrevoa o Amolar para traçar estratégias de combate. Acaba de ser confirmado que o Governo do Estado de Mato Grosso estará enviando manhã, quinta-feira (18) três aeronaves agrícolas com capacidade para 2, 5 mi litros de água.

Com este, serão quatro aviões empenhados na operação uma vez que um Dromader viabilizado pela MMX Mineração está contendo as chamas, sem sucesso, desde a última sexta-feira (12). Apesar dos esforços as chamas continuam avançando colocando em risco toda região que já está encoberta por uma densa camada de fumaça. Açeiros estão sendo feitos pela tropa terrestre de 18 homens do Corpo de Bombeiros. Os helicópteros estão transportando os soldados até as áreas de difícil acesso.

A equipe de MS formada pelo Major José Eduardo Cabral, Capitão Leandro Mota de Arruda e Cabo Santiago Silva Júnior, sobrevoam o local com o helicóptero do IBAMA para dimensionar o trabalho nesta tarde, “somente amanhã decidiremos se chamamos ou não mais reforço”, disse o comandante Rainho ao Capital do Pantanal explicando que o Grupo Especial de Prevenção e Combate a Incêndio de Mato Grosso vai permanecer na cidade até segunda ordem.

Os trabalhos estão sendo feito em conjunto entre o Corpo de Bombeiros de Corumbá, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e a brigada do Parque Nacional do Pantanal. (Capital do Pantanal)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS