Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Polícia Sexta-feira, 20 de Junho de 2008, 11:55 - A | A

Sexta-feira, 20 de Junho de 2008, 11h:55 - A | A

DOF apreende em Paranhos 20 animais suspeitos de contrabando

Da Redação- (DA)

O serviço de inteligência do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu na segunda-feira passada, em uma chácara do loteamento “Gleba Paranhos”, 20 cabeças de gado sem a documentação de origem e ainda encontraram no chão “brincos” utilizados em animais do Paraguai, o que levanta a suspeita de animal contrabandeado do país vizinho, conforme informações do coronel Joel Martins dos Santos.

Segundo a Polícia, os animais, sendo 19 fêmeas e um macho, são de posse do produtor rural Alaércio Pereira de Meira, 53 anos, que foi autuado em flagrante e encaminhado para a Polícia Federal de Naviraí, podendo pegar de uma a quatro anos de reclusão pelo crime de contrabando de animais, pois não tinha comprovação da origem dos animais.

Ele morava na cidade e cuidava da criação na chácara. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal de Naviraí.

Os policiais localizaram os animais após alguns dias de monitoramento do local, quando o gado estava sendo embarcado. Com isso os técnicos do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) constataram a irregularidade e levaram imediatamente os animais para abate sanitário no frigorífico Fribrasil, em Eldorado.

Ainda, conforme o coronel, no dia 11 de junho a polícia havia encontrado 31 brincos de origem paraguaia e por isso deu continuidade nas investigações, já que na ocasião não foram encontrados os animais.

Em outubro de 2005, Mato Grosso do Sul registrou caso de aftosa na região, deixando o Estado e o País sem o certificado de área livre de aftosa com vacinação, impedindo as exportações principalmente para a União Européia.

No final de maio, a Organização Internacional de Epizootias (OIE) concedeu o status de área livre de aftosa a dez estados do País e ao Distrito Federal, mas manteve a restrição a Mato Grosso do Sul. Segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, o Mato Grosso do Sul deverá ser liberado dentro de 60 dias.(TV Morena)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS