Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Dourados Quarta-feira, 25 de Março de 2015, 16:14 - A | A

Quarta-feira, 25 de Março de 2015, 16h:14 - A | A

Mato Grosso do Sul registra trimestre com 77% equivalente nos casos de dengue em 2014

Taciane Peres - Capital News

Os três primeiros meses do ano aparecem já com mais de 77% de todos os casos de dengue computados no ano passado. Segundo a Saúde, até o final de semana passada, foram registrados mais de 7,1 mil notificações de casos suspeitos contra 9,2 mil em todo ano de 2014. São 20 cidades em alerta, em todo Mato Grosso do Sul, com risco de enfrentarem epidemia. Lidera o ranking, Iguatemi, cidade com cerca de 15 mil habitantes e mais de 7 mil notificações, bem menos que a Capital, com 1,2 mil para uma população de 830 mil habitantes. Até agora, foram duas mortes, em Paranhos e outra em Corumbá.

Com informações do site Dourados Agora, entre as cidades em alerta ainda estão, também, Selvíria, Itaquiraí, Sete Quedas, Sonora, Paranhos, São Gabriel do Oeste, Eldorado, Brasilândia, Naviraí, Amambai, Douradina, Água Clara, Aral Moreira, Chapadão do Sul, Japorã, Tacuru, Costa Rica, Três Lagoas e Laguna Caarapã. Em Dourados, as ações ostensivas de controle o mosquito Aedes aegypti ocorrem preferencialmente onde há índices de infestação acima do que preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. Os bairros, na região mais central, com maior infestação do vetor estão nas regiões do Parque Alvorada e Jardim Tropical. De acordo com o levantamento do Liraa, o índice de infestação ali está em torno de 7,5% e representa um dado alarmante. Situação de risco para epidemia.

A população deve cooperar, não deixando água nos pratos de vasos e vasilhames de animais devem ser limpos diariamente. O mosquito gosta de esconder dentro dos imóveis, embaixo de mesas, de camas, dentro de armários. Se prolifera em qualquer lugar, em água limpa ou turva, em bandeijas de geladeiras, casos de vidros em muros, caixas, piscina e latrinas destampadas, tampas, pneus e qualquer utensílio que possa juntar água.
 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS