Campo Grande Quarta-feira, 17 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Terça-feira, 24 de Março de 2015, 07:11 - A | A

Terça-feira, 24 de Março de 2015, 07h:11 - A | A

Mostra Boca de Cena apresenta peças teatrais com entrada franca nesta terça

Taciane Peres - Capital News

Espetáculos teatrais com entrada franca da Mostra Sul-Mato-Grossense de Teatro Boca de Cena começam a ser apresentados nesta terça-feira (24), no teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A Mostra é realizada pela Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso do Sul (Sectei), com organização e produção da Fundação de Cultura de MS e do Coletivo Setorial de Teatro de Campo Grande.

A Mostra Boca de Cena é realizada em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo, 27 de março, e traz para a população uma programação com peças teatrais representativas da recente produção teatral do Estado. Na terça-feira (24), às 20 horas, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, antecedendo a primeira apresentação teatral, os acadêmicos dos cursos de História e Arquitetura da UCDB, sob a coordenação do professor Roberto Figueiredo, abrem ao público a exposição “Artistas da Terra/Teatro”. Logo depois, às 20h30, começam as apresentações da semana com a peça “Rubens Corrêa – um grande Artaud de Aqui...”, do Grupo Palco.

No segundo dia da Mostra, quarta-feira (25), às 14 horas, No teatro Aracy Balabanian, o público poderá conferir a peça “Era uma vez... Branca de Neve”, do Grupo Teatral Cênika, de Campo Grande (MS). O Núcleo Teatral Isadora, de Dourados, entra em cena com “Os Olhos que tivemos”, às 20h30, também no teatro Aracy Balabanian. A diretora do espetáculo, Gina Tochetto, afirma que a expectativa de participação do grupo de Dourados na Mostra é muito grande. “Nosso grupo tem um trabalho grande de formação de atores em Dourados, na UFGD. Nosso trabalho ainda não tinha chegado a Campo Grande, e o Boca de Cena contempla essa troca, de conhecermos o trabalho uns dos outros, o contato com outros artistas”, afirma.

O Teatro da Orla Morena recebe no dia 26, às 19 horas, o espetáculo “Tudo Porã por Aqui”, de Emmanuel Marinho (Dourados – MS). Logo após, às 20h30, Rick Tibau apresenta “O Experimento Tirésias”, no Teatro Aracy Balabanian. Rick está satisfeito que o espetáculo tenha sido selecionado para a mostra, pois, para ele, o objetivo era que o trabalho fosse reconhecido pelo público de Mato Grosso do Sul. “O espetáculo que vou apresentar é sobre mentalismo, uma sublinguagem da mágica, e, portanto, possui uma linguagem diferente. A Mostra vai reunir trabalhos da Capital e do interior do Estado, e fico feliz que o Boca de Cena contemple esse tipo de espetáculo”.

A sexta-feira (27) traz a primeira pela da programação às 11 horas, no Calçadão da rua Barão do Rio Branco, em que a Cia. Última Hora de Teatro, de Dourados (MS), apresenta “Tristão e Isolda”. Às 14 horas, no Teatro Aracy Balabanian, a Associação Florescer do Cerrado, de Campo Grande (MS), encena “Dedo Verde”. O Teatral Grupo de Risco, da Capital, entra em cena na sede do grupo (rua José Antonio, 2170) com “Os Guardiões”, às 19 horas. Às 20h30 no Teatro Aracy Balabanian, o grupo Fulano di Tal, de Campo Grande (MS), encerra a programação do dia com “O Baixio dos Doidos”. Marcelo Leite, diretor do Fulano di Tal, explica que o espetáculo está iniciando uma trajetória. “Fomos contemplados com Prêmio Rubens Corrêa de Teatro 2014 e em fevereiro realizamos uma temporada de apresentações pelo prêmio. É um espetáculo muito intimista, um monólogo, e por isso sempre foi apresentado num auditório pequeno, com o Grupo Casa. Estou curioso para ver como vai ser num teatro maior, como o Aracy Balabanian, e muito contente por poder ampliar a formação de plateia. E fico mais contente ainda por poder apresentar no dia 27 de março, o Dia Mundial do Teatro”.

O último dia da Mostra, sábado (28), começa com “Tekoha – Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno”, do Teatro Imaginário Maracangalha, de Campo Grande (MS). A peça será encenada na Praça Ari Coelho, às 11 horas. O Mercado Cênico, da Capital, traz ao público “O Bote da Loba”, às 19 horas, na sede do Teatral Grupo de Risco (rua José Antonio, 2170). A Estação Ferroviária será palco, às 20h30, de “Verdades Inversas”, do grupo Flor e Espinho Teatro, de Campo Grande (MS). Às 22h30, a Cia Maria Mole, de Corumbá (MS), encerra a Mostra com “E o meu cabelo arrepiou”, também na Estação Ferroviária. A diretora, Bianca Machado, diz achar incrível o espetáculo de Corumbá ter sido selecionado para a mostra, “com tanta produção teatral em Campo Grande”. “Encerrar um evento dessa natureza é uma responsabilidade muito grande e estamos felizes por isso. Estamos ensaiando de manhã, à tarde e à noite, com muita expectativa. A peça ficou parada um ano, e a remontagem está sendo feita com novos atores. Apresentamos um olhar diferente sobre Corumbá, com o resgate do autor do texto, que estava esquecido”. A peça é inspirado no livro “Fatos Verídicos”, de XPanzé, uma coletânea de textos do jornal “O Momento”.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS