Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 20 de Março de 2015, 13:44 - A | A

Sexta-feira, 20 de Março de 2015, 13h:44 - A | A

CAR e segurança pública na Fronteira são temas de palestras durante a Exporã 2015

Taciane Peres - Capital News

Próximo da reta final da 41ª edição da Exporã - Exposição Agropecuária de Ponta Porã, os produtores rurais terão a oportunidade de participar de um ciclo de palestras promovido pela Famasul - Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, com temas relevantes do agronegócio. A primeira palestra abordará quatro assuntos do âmbito jurídico: Convenção Coletiva de Trabalho; Imposto Territorial Rural; Lei dos Caminhoneiros e Cadastro Ambiental Rural e será proferida pelo assessor jurídico do Sistema Famasul, Carlo Daniel Coldibelli.

O CAR merece atenção especial porque seu prazo para apresentação das informações termina no dia 6 de maio de 2015. No período vespertino, representantes da Sejusp - Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública retratarão o atual cenário de segurança pública na fronteira do Estado de Mato Grosso do Sul, com a Bolívia e com o Paraguai.

Durante o evento, um representante do CMO - Comando Militar do Oeste apresentará o Sisfron - Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, um dos principais projetos estratégicos do Exército que permitirá o monitoramento, controle e atuação nas fronteiras terrestres, auxiliando na redução dos problemas da região fronteiriça. Para o presidente da Famasul, Nilton Pickler, a palestra do Sisfron gera expectativa para os produtores rurais e moradores não apenas da região de Fronteira, mas sim de todo o Estado. "Essa iniciativa é importante porque teremos acesso ao sistema que proporcionará maior segurança nessa região que é produtiva e estratégica para o nosso Estado".

O município de Ponta Porã ocupa atualmente posição de destaque no agronegócio de Mato Grosso do Sul e já é considerado o 2º maior produtor de soja (570 mil toneladas) e 3º produtor de milho (640,5 mil toneladas). O ciclo de palestras é promovido pela Famasul, em parceria com os sindicatos rurais dos municípios de Ponta Porã, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Iguatemi, Laguna Carapã, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru.

(Fonte: Famasul)

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS