Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 17 de Março de 2015, 16:59 - A | A

Terça-feira, 17 de Março de 2015, 16h:59 - A | A

Cruzamentos críticos da Capital devem ganhar semáforos

Kemila Pellin - Capital News

A Prefeitura de Campo Grande anunciou investimentos de R$ 1,4 milhão na instalação de 23 semáforos em cruzamentos críticos da cidade. Em três locais, os equipamentos já foram instalados, nos cruzamentos da Pontalina com Avenida Guaicurus; Arthur Jorge com Pernambuco e Ezequiel Ferreira com rua Clevelândia e nos próximos dias serão colocados em funcionamento. Os demais estão em processo de licitação.

Segundo a prefeitura, a região do bairro Universitário, no cruzamento da rua Pontalina com a avenida Guaicurus, é um dos locais onde a população mais aguarda pelo funcionamento dos semáforos, devido ao risco de acidente por causa do tráfego intenso, que aumenta no horário de entrada e saída das aulas na Estadual Elvira Mendonça que fica exatamente na esquina. “Depois que a Guaicurus foi recapeada, o pessoal passou a abusar da velocidade”, comenta o aposentado Antonio Ferreira Moreira.

Outro ponto crítico da cidade onde será instalado um semáforo é o cruzamento da avenida Conde Boa Vista com a avenida Souto Maior, via de acesso ao Coophavila, cortando o Jardim Tijuca. O cruzamento das ruas Clevelândia com a Ezequiel Ferreira, no Aero Rancho, o bairro mais populoso da cidade, também receberá o equipamento.

Pelo planejamento da Agetran, os semáforos vão ser instalados em avenidas onde os condutores abusam da velocidade. É o caso, por exemplo, da avenida Lúdio Coelho e o seu prolongamento, a avenida Nasri Siufi, via que liga a avenida Duque de Caxias com o anel rodoviário, na saída para Sidrolândia. Na Lúdio Coelho, estão previstos semáforos em quatro cruzamentos: com a Franklin Espindola (em frente da Vila Militar da Base Aérea); rua das Árvores e Presidente Nereu. Na Nasri Siufi, será instado sinaleiro no cruzamento com a rua Pará.

Na rua Brigadeiro Tobias, via que corta o Taquarussu e a Vila Jacy, desde o bairro Amambai até a avenida Manoel da Costa Lima, estão programados semáforos nos cruzamentos com a avenida Europa e a José Paes de Farias, proximidades da Escola Municipal Brígida Ferraz.

Segundo a diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Beth Felix, a Prefeitura está investindo em várias frentes para tentar diminuir a violência no trânsito.Trabalho educativo, reforço na fiscalização com a incorporação de mais 52 guardas municipais que se somarão aos 82 já integrados na fiscalização, intervenções em pontos críticos (como na rotatória da Via Parque). No entorno das escolas, estão sendo construídas 14 travessias elevadas.

 Os 20 cruzamentos onde serão instalados os semáforos:

Avenida Thirson de Almeida x Avenida Campestre (Aero Rancho)

Brigadeiro Tobias (Vila Jacy)

Cruzamentos com a José Paes de Farias e avenida Europa

Avenida Ana Luiza de Souza cruzamento com a Barão de Itapetininga

Avenida Gury Marques x rua Deolinda Pereira (retorno Rodoviária)

Bairro Tiradentes

Avenida Marques de Pompal x avenida Cândido Lima de Barros

Avenida José Nogueira Vieira x rua Oceania x rua Babilônia

Área central

Avenida Calógeras x rua da Liberdade

Rua Pernambuco x 13 de Junho

Pedro Celestino x Barão de Melgaço

Bairro Santo Amaro

Avenida Presidente Vargas x rua Gomes Freire e rua Alfredo Scaff

Parque Linear Lagoa

Avenida Lúdio Coelho x rua das Árvores

Avenida Lúdio Coelho x rua Presidente Nereu

Avenida Lúdio Coelho x rua Franklin Espindola (Base Aérea)

Avenida Nasri Siufi x rua Pará

Bairro Tijuca

Avenida Conde da Boa Vista x avenida Souto Maior

Bairro Amambai

Avenida Tiradentes x 26 de Agosto

Mata do Jacinto

Avenida Alberto de Araújo x rua Olímpio Klafke

Parque Novos Estados

Avenida Aracruz x avenida Nosso Senhor do Bonfim

Monte Castelo

Avenida Júlia Maksoud x rua Rio de Janeiro

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS