Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Saúde Terça-feira, 17 de Março de 2015, 09:13 - A | A

Terça-feira, 17 de Março de 2015, 09h:13 - A | A

Reinaldo promete zerar a fila de espera por cirurgias seletivas com Caravana da saúde

Kemila Pellin - Capital News

Mantendo seu compromisso de campanha, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lançou na tarde desta segunda-feira (16) a Caravana da Saúde, que começará a ser implantada em Mato Grosso do Sul no dia 27 de março, na cidade de Coxim (MS). Segundo o governador, a caravana tem como objetivo realizar mais de 18 mil cirurgias eletivas em um ano, diminuindo a demanda acumulada de exames e consultas em todo Estado.

A iniciativa visa atender as principais demandas acumuladas e reestruturar os serviços de saúde das 11 microrregiões de Mato Grosso do Sul (Coxim, Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Jardim, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba e Três Lagoas) atingindo assim, os 79 municípios do estado.

O presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e prefeito de Nova Alvorada do Sul, Juvenal Neto (PSDB) falou em nome dos líderes municipais do estado, defendendo que há muito tempo os municípios precisam investir mais do que o determinado por lei na saúde (15% do orçamento total do município), desfalcando outros setores, que ficam comprometidos e não conseguem desenvolver plenamente. “Esperamos que a Caravana da Saúde possa resolver os problemas que afligem os municípios de Mato Grosso do Sul, principalmente nos casos de pequena e média complexidade, que são os que congestionam o caixa dos municípios”, destaca.

Clique na imagem para acessar a galeria

Neto lembra que os municípios precisam investir mais do que o previsto na saúde, porque a demanda é maior do que o estado tem suportado
Foto: Deurico/Capital News

O presidente da Assembleia, deputado estadual Junior Mochi (PMDB) também destacou esse déficit do estado em relação à saúde. “A conta da saúde nunca fecha. Nosso saldo sempre está negativo, precisamos resolver isso e acredito que a iniciativa do governador, com a Caravana da Saúde, por desafogar os orçamentos dos municípios do estado”, defendeu o deputado.

O secretário de saúde do estado, Nelson Tavares, reforçou que a Caravana vem para atender as prioridades das pessoas. Nelson também destacou a importância das parcerias firmadas com entidades de saúde e também de outros setores, com a caravana, que devem auxiliar no atendimento a população, como a com o Hospital do Câncer e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG), que já nesta primeira visita da Caravana da Saúde,na cidade de Coxim, vai entregar 75 cadeiras de rodas. Nesse setor, o secretário comentou sobre um projeto piloto, que o governo do estado vai tentar implantar, junto com a caravana. Uma oficina de ortopedia itinerante, que será montada conforme o grau de complexidade que cada região demanda.

Clique na imagem para acessar a galeria

O secretário de Saúde, Nelson Tavares, comenta sobre um projeto piloto de ortopedia itinerante
Foto: Deurico/Capital News

O governador Reinaldo Azambuja, lembrou novamente que a regionalização da saúde, alem de atender a demanda do estado, visa desafogar a Capital, para que essa poça focar nos atendimentos de alta complexidade, para o qual é preparada. Sobre os investimentos, o governador explicou que nesse primeiro momento, o projeto está sendo bancado pelo governo federal em parceria com os municípios e o Sistema Único de Saúde (SUS), que deve financiar uma parte das cirurgias seletivas.

Sobre a seleção dos pacientes que vão receber as cirurgias, principalmente oftalmológicas, o governador explicou que os pacientes já devem ser preparados antes da caravana chegar a região, por uma equipe que vai fazer o rastreamento das pessoas que estão a mais tempo na fila de espera, assim como os casos mais urgentes. Reinaldo ainda complementou que os atendimentos não serão restritos a visita dos caminhões, uma vez que em cada microrregião, será montado um centro de atendimento para que as consultas continuem a disposição da população.

O evento
Participaram do evento, diversos representantes políticos do estado, entre deputados federais, como Luiz Henrique Mandeta (DEM), que através de uma emenda, disponibilizou ver para a compra de 22 automóveis que devem ser entregues nas microrregiões para auxiliar no atendimento da saúde.

Os deputados estaduais, prefeitos de diversos municípios, secretários do estado e municipais, vereadores e representantes de empresas parceiras, também participaram do evento e declararam apoio a iniciativa do governo do estado.

Clique na imagem para acessar a galeria

A senhora Franscinete Borges, 47, de Rio Verde, será uma das pacientes que receberá a cirurgia oftalmológica, ela já fez a triagem e agora está aguardando a para operar da catarata
Foto: Deurico/Capital News

 

Clique na imagem para acessar a galeria

Dona Maria Eugênica da Silva, 78, também espera para realizar a cirurgia. Ela diz que já está na fila a 5 anos e decidiu ir pedir pessoalmente ao governador
Foto: Deurico/Capital News

 

Clique na imagem para acessar a galeria



..
Fotos: Deurico/Capital News

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS