Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 03 de Março de 2015, 15:49 - A | A

Terça-feira, 03 de Março de 2015, 15h:49 - A | A

Câmara aprova três projetos, derruba nove vetos e mantém 39

Kemila Pellin - Capital News

Foram aprovados em regime de urgência, na Câmara Municipal de Campo Grande, nesta terça-feira (3), três projetos de lei, rejeita nove vetos e mantem o veto em outros 39 Vetos do Executivo.

O Projeto de Lei Substitutivo nº 7.958/15, de autoria dos vereadores Otávio Trad, Alceu Bueno, Coringa e Herculano Borges, que autoriza o Poder Executivo a repassar anualmente recursos aos clubes de Campo Grande, do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol; o Projeto de Decreto Legislativo nº 1.439/15, que concede o Título de “Visitante Ilustre” da cidade de Campo Grande-MS, ao Sr. Divaldo Pereira Franco, do vereador Paulo Pedra e o projeto de lei que fixa a data de 10/03/15 para a realização de Sessão Itinerante da Câmara Municipal no Centro Comercial do Oeste em parceria com a Associação dos Lojistas do local, foram aprovados.

Dos vetos derrubados estão um projeto de lei que envolve a proibição de concursos públicos pela administração pública direta e indireta que se destinem exclusivamente à formação de cadastro de reserva no município de campo Grande-MS e dá outras providências, Eduardo Romero; Projeto de Lei n° 7.692/14, que proíbe o município de Campo Grande de realizar inaugurações e entregas de obras públicas incompletas ou que, ainda que concluídas, não estejam em atendimento ao fim a que se destinam.

O veto total do Poder Executivo ao Projeto de Lei n° 7.758/14 que autoriza o Poder Executivo Municipal a fixar a jornada de trabalho de seis horas diárias ou 30 horas semanais aos profissionais de psicologia no município de Campo Grande, de autoria da vereadora Thais Helena, também foi derrubado, atendendo a reeinvindicações dos profissionais que acompanharam a votação.

O Veto Total do Poder Executivo ao Projeto de Lei n° 7.797/14, de autoria da vereadora Luiza Ribeiro, que assegura às pessoas travestis e transexuais o direito à identificação pelo nome social em documentos de prestações de serviços quando atendidas nos órgãos da administração pública direta e indireta e dá outras providências, também foi derrubado, assim como o veto total ao Projeto de Lei n° 7.729/14, que dispõe sobre a obrigatoriedade das maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres da rede pública e privada do município de Campo Grande permitirem a presença de ‘doulas’ durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente, de autoria da vereadora Carla Stephanini.

As propostas cujos vetos do Executivo foram rejeitados pelos vereadores serão promulgados pela Casa de Leis e se tornarão lei em Campo Grande. Já os vetos mantidos não se tornarão leis e as propostas ficam vetadas definitivamente.

Vetados:

Em única discussão, os parlamentares mantiveram dois Vetos do Poder Executivo. O Veto Total ao Projeto de Lei n° 7.450/14, de autoria dos vereadores Elizeu Dionizio e Eduardo Romero, que altera e suprime dispositivos da Lei Municipal n° 3.026, de 27 de dezembro de 1993.

E o Veto Parcial ao Projeto de Lei n° 7.751/14, que institui o Plano Municipal para a Humanização do Parto das Gestantes Menores de Dezoito anos na Cidade de Campo Grande e dá outras providências. O Projeto é de autoria dos vereadores Ayrton Araújo do PT, Luiza Ribeiro, Profª Rose, Paulo Siufi e Thais Helena.

Os 37 vetos parciais referentes aos Projetos do PRODES (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande), de autoria do Poder Executivo, foram todos mantidos pelos vereadores. As emendas vetadas dos Projetos serão retiradas do texto formal da lei.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS