Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 03 de Março de 2015, 13:17 - A | A

Terça-feira, 03 de Março de 2015, 13h:17 - A | A

Dia de Campo apresentará bovinocultura de leite em propriedade modelo

Taciane Peres - Capital News

A Emater-MG, em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia, realizará na próxima sexta-feira, dia 06, às 13 horas, o Dia de Campo “Bovinocultura de Leite”. O evento será no Sítio Miss, de propriedade de Moacir Moreira de Souza, na BR 452, KM 160,5, saída para Araxá, entrada à esquerda na Cruz Vermelha. A agenda incluirá apresentação do case de sucesso da produção leiteira naquela propriedade. O objetivo do encontro também é preparar produtores rurais para as oportunidades de negócios da Femec que acontecerá de 24 a 27 de março em Uberlândia-MG.

A programação do Dia de Campo incluirá demonstração de estratégias de produção de volumoso na safra e safrinha e alternativas de aumento da renda na propriedade por meio de processamento do leite. A Emater apresentará ainda o Programa Minas Leite para gestão da propriedade com uso eficiente da água, bem estar animal, alimentação e manejo bovino. Técnicos da Associação Brasileira de Criadores de Girolando e da ABCZ participarão da reunião para falar sobre Pró-Genética, com destaque para o Pró-Fêmeas, modalidade de comercialização de bovinos machos e fêmeas registrados, por meio de financiamentos, que acontecerá durante a Femec.

Pró-Fêmeas foi lançado em dezembro de 2014
A fim de fortalecer a produção leiteira no Estado, o governador Alberto Pinto Coelho assinou, em dezembro de 2014, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, decreto que implementa o Pró-Fêmeas, iniciativa que visa à obtenção de animais geneticamente superiores. O Pró-Fêmeas é uma extensão do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética). O Pró-Fêmeas será coordenado operacionalmente pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando em todo Estado de Minas Gerais, em parceria com a SEAPA/MG, EMATER, IMA, EPAMIG e ABCZ. Certamente o Pró-Fêmeas se multiplicará para outros Estados.

De acordo com informações da Girolando, em 2015 haverá uma grande ação em Minas Gerais para abrir esta acessibilidade genética, principalmente aos pequenos e médios criadores que não têm outros meios de comercialização, como os leilões, que são cada vez mais onerosos aos vendedores e compradores. O Pró-Genética foi criado em setembro de 2006 pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) para dar suporte à política de aprimoramento do rebanho bovino mineiro, fortalecendo, assim, as cadeias produtivas da carne e do leite. Durante a assinatura do decreto, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Merlo, explicou que o Pró-Genética ofertava apenas touros por isso surgiu a ideia de dar atenção especial para as fêmeas uma vez que Minas Gerais é o maior produtor de leite do país.
O objetivo é que essas fêmeas sejam ofertadas para melhorar o plantel, principalmente dos pequenos produtores rurais, além de fortalecer a produção leiteira no Estado. A iniciativa possibilitará a comercialização de fêmeas com idade entre 16 e 60 meses. Os animais precisam ter Registro Genealógico Definitivo (RGD) ou Controle Genealógico Definitivo (CGD), exame negativo para brucelose e tuberculose, aos 30 meses estar prenhe, aos 40 meses estar em lactação e/ou, no mínimo, na segunda gestação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS