Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 02 de Março de 2015, 19:15 - A | A

Segunda-feira, 02 de Março de 2015, 19h:15 - A | A

Mapa pretende ampliar Análise de Risco de Pragas na área vegetal

Da redação (L.R)

Uma rede de inteligência formada por cientistas e especialistas está sendo montada com o objetivo de ampliar a Análise de Risco de Pragas (ARP) no Brasil.

Para isso, a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está firmando novas cooperações técnicas com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e parcerias com instituições de ensino e centros colaboradores.

Esta proposta visa reduzir as vulnerabilidades do agronegócio com o fortalecimento da proteção do País contra a entrada de pragas quarentenárias ausentes no Brasil, ou erradicadas, como foi o caso da Cydia pomonella.

Esse trabalho será coordenado pelo Departamento de Sanidade Vegetal (SDA/DSV), com ênfase nas sementes e mudas.

“A análise de risco de pragas é a ferramenta científica que sustenta o comércio internacional de vegetais”, explica Luís Rangel, diretor do DSV.

Para ele, há a necessidade de ampliação do número de especialistas em ARP para incremento da qualidade do processo de análise e a valorização dos requisitos fitossanitários na importação e nas renegociações internacionais do Mapa.

“Assim, poderemos direcionar estrategicamente os trabalhos científicos ao que é de interesse para a política pública brasileira”, diz Rangel.
Etapas

Com a ampliação proposta pelo DSV, essas análises seriam divididas em três etapas, visando o mercado interno.

As duas primeiras seriam protagonizadas pelos especialistas e cientistas, que se responsabilizariam pelo levantamento e pela análise de risco.

A etapa final seria de responsabilidade dos Fiscais Federais Agropecuários do Mapa. Eles trabalhariam no gerenciamento de risco. “Fazendo esse tipo de ação, a capacidade operacional seria maior e o foco seria mais preciso”, explica Rangel.

A garantia promovida por essa rede assegura condições ao setor privado de prospectar a abertura de novos nichos para o comércio internacional: “O DSV quer utilizar a boa ciência produzida no Brasil em prol do agronegócio”, finaliza Rangel.

(Min. da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS