Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Corumbá Domingo, 01 de Março de 2015, 14:00 - A | A

Domingo, 01 de Março de 2015, 14h:00 - A | A

Escolas de samba entram com representação no MP por irregularidades no carnaval de Corumbá

Erik Silva - De Corumbá para o Capital News

A decisão foi revelada na tarde deste sábado (28), durante a terceira reunião realizada por cinco agremiações; A Pesada, Mocidade Independente da Nova Corumbá, Imperatriz Corumbaense, Unidos da Major Gama e Caprichosos de Corumbá assinaram o documento pedindo a anulação do resultado, além de ingressar com pedido de investigação junto ao Ministério Público Estadual, para que sejam apuradas supostas irregularidades cometidas pela presidência da Liesco no Carnaval de 2015.

O encontro ocorreu na quadra da escola de Samba Mocidade Independente da Nova Corumbá, e contou ainda com a presença de representantes da Escola de Samba Unidos da Vila Mamona, e Império do Morro (Atual Campeã do Carnaval 2015), que participam das reuniões como “ouvintes”, por ainda não terem definido seu posicionamento diante do caso.
A coordenadora dos trabalhos, Edenir de Paulo, disse que todas as irregularidades levantadas contra a Liesco foram encaminhadas ao Ministério Público na quarta-feira (25) e às escolas de samba resta aguardar as investigações, porém, o foco se torna agora a prestação de contas do dinheiro público recebido este ano da Prefeitura ( R$ 600 mil) e a criação da nova entidade que representará as escolas de samba que se desfiliarem da Liesco.

“Toda a documentação, inclusive o requerimento que a Liga se recusou a receber publicamente, foi juntado e encaminhado através da assessoria técnica da A Pesada e com o apoio das demais escolas de samba, para o Ministério Público, através da 5ª Promotoria de Justiça”, disse Edenir ao Diário Corumbaense ao se referir ao documento endereçado à Liesco solicitando informações sobre os jurados contratados por ela (quem são, de onde vieram, qual a formação e quanto foi pago a cada um).

Nova entidade Carnavalesca
Já está definido entre as agremiações que uma nova entidade carnavalesca será criada logo após a apresentação da prestação de contas referente a verba repassada para as escolas de samba. Após a apresentação das contas, Ednir ressaltou que o primeiro passo para a criação da nova liga, com o pedido de desfiliação das interessadas junto ao quadro de agremiações da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá).

Durante a reunião foi criada uma comissão técnica, composta por Edenir de Paulo, Luiz Mário Anache e Victor Raphael. Esta comissão fará a realização dos estudos técnicos para a formação de uma nova entidade e apresentar os primeiros esboços no próximo encontro, na sede da escola de samba Caprichosos de Corumbá, no sábado que vem (07). Vão ser realizadas consultas técnico-jurídicas para saber os meios legais de recebimento de verba pública durante o período de carência pelo qual passa uma entidade recém criada.

A coordenadora da mesa, Edenir de Paulo, ainda informou que foi até Campo Grande e colocou o secretário estadual de Cultura, Athayde Nery, a par dos acontecimentos e que disse, informalmente, que apoia o que for decidido pelas escolas de samba. O secretário, que terá agenda nos próximos dias em Corumbá, se reunirá com os representantes das escolas de samba para tratar sobre o assunto. Também foi encaminhado ao prefeito Paulo Duarte e ao diretor-presidente em exercício da Fundação de Cultura de Corumbá, José Antônio Garcia, o Tanabi, cópias dos documentos entregues ao Ministério Público.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS