Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Saúde Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2015, 17:23 - A | A

Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2015, 17h:23 - A | A

Enfermeiros recebem capacitação para atendimento rápido do teste de HIV

Elizeu Ribeiro - Capital News

Os novos enfermeiros contratados e concursados para atuarem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) receberam na última segunda feira (23), o curso de capacitação para realizarem o teste rápido para diagnóstico do vírus HIV e Sífilis. O curso é uma determinação do Ministério da Saúde que visa capacitar os profissionais a atenderem as unidades cadastradas no Programa Rede Cegonha, que garante o teste rápido de HIV nas gestantes e parceiros antes da realização do pré-natal.

Segundo a coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, Luciana Caetano, a intenção é que todos os profissionais das UBS sejam capacitados com aulas práticas e teóricas para melhor atender e acolher os pacientes que possivelmente estejam infectados. “O principal interesse na equipe técnica da Sesau é frear o aumento de casos de pessoas em contato com o vírus oferecendo mais informação quanto à prevenção e ainda, orientar e acolher os pacientes infectados da melhor forma possível. Nos últimos dois anos tivemos aumento considerável em casos de HIV, e isso fez com que Campo Grande ganhasse destaque no ranking de infectados no Brasil. Por isso, precisamos intensificar as ações nesse sentido, de prevenção e acolhimento, com profissionais capacitados para esse atendimento”, explica Luciana.

Testes rápidos

Ao todo, a Sesau disponibiliza cerca de 11.600 testes rápidos de HIV, e outros 11.700 para Sífilis , que são aplicados nas UBSs e UBSFs para as gestantes, que são atendidas pelo Programa Rede Cegonha, onde são aplicados imediatamente, assim que a paciente confirma a gravidez. Já para a população em geral, os testes rápidos estão disponíveis no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).
Já os exames laboratoriais convencionais estão disponíveis em toda a Rede de Saúde Pública, porém o resultado de exame demora de 20 a 30 dias.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS