Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 09 de Fevereiro de 2015, 07:11 - A | A

Segunda-feira, 09 de Fevereiro de 2015, 07h:11 - A | A

Com ganho de produtividade, sementes transgênicas já são 93% da safra de soja

Luana Rodrigues - Capital News

Segundo um levantamento do Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia(ISAAA), no Brasil, nesta safra 2014/2015 as sementes de variedades transgênicas da oleaginosa representam 93% de toda a soja semeada. A produtividade da semente também registra aumento e tem estimativa de ser 3,1% maior que na temporada anterior.

Na safra 2013/2014 foram plantados 30,11 milhões de hectares com sementes geneticamente modificadas da oleaginosa, enquanto que para 2014/2015 o registro é de 31,41 milhões de hectares, um aumento de 4,3% de área em todo o país, segundo informou o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

Os ganhos com as variedades transgênicas não são apenas para o produtor. O ISAAA também aponta que o aumento de produtividade trazido pela biotecnologia diminui a pressão por abertura de novas áreas e é benéfico à produção de alimentos para uma população em crescimento (9,6 bilhões de pessoas em 2050) sem comprometer a sustentabilidade dos recursos naturais.

Além dos benefícios agronômicos, os organismos geneticamente modificados têm colaborado para melhorar a vida de agricultores em todo o mundo. De acordo com as informações do ISAAA, o cultivo de transgênicos trouxe renda para 16,5 milhões de pequenos produtores rurais, beneficiando mais de 65 milhões de pessoas, considerando suas famílias.

Para a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), os eventos transgênicos têm representado um ganho de produtividade e qualidade muito grande nas lavouras do Estado, sendo muito importante que os produtores adotem práticas de apoio à longevidade das tecnologias em campo e valorizem o desenvolvimento de novas pesquisas, as quais são responsáveis pelas boas novidades no campo.

A aquisição de sementes certificadas é um ponto essencial nesse sentido, pois garante mais qualidade nas lavouras e valoriza o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de novas cultivares.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS