Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2015, 11:27 - A | A

Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2015, 11h:27 - A | A

Ministro admite a possibilidade de racionamento de energia

Kemila Pellin - Capital News

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, foi questionado na tarde desta quinta-feira (22) sobre as quedas de energia que ocorreram em 11 estados do país, e como resposta teve que admitir há possibilidade de racionamento de energia caso os reservatórios das hidrelétricas cheguem a níveis menores que 10% da capacidade máxima.

Atualmente os reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste, que são responsáveis por 70% da energia do país, estão em 17,43% de sua capacidade máxima. Localizadas nas cidades de Goiás e São Paulo, São Simão e Chavantes estão em níveis bem inferiores aos de 2001, quando o país enfrentou um racionamento de energia.

O Ministro explicou que se forem mantido o nível de hoje nos reservatórios, o país não enfrentará problemas de enfrentará problemas, mas também admitiu:

“É óbvio que se tivermos mais falta de água, se passarmos do limite prudencial de 10% nos nossos reservatórios, estamos diante de um cenário que nunca foi previsto em nenhuma modelagem”.

Segundo o Braga, esse é o limite estabelecido pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) para o funcionamento das usinas hidrelétricas.

E concluiu alertando que o consumidor brasileiro deve ter a capacidade de administrar o gasto de energia. “Esperamos que, de forma inteligente, o povo brasileiro, que sempre soube cuidar da sua economia, possa definir qual o consumo ele quer, porque tem um preço a pagar por esse consumo, e ele está sendo informado sobre isso”.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS