Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014, 08:17 - A | A

Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014, 08h:17 - A | A

A partir de janeiro o motorista que não trocar extintor pode sofrer multas

Marcos Barbosa - (www.capitalnews.com.br)

Os extintores de incêndio, essenciais e obrigatórios em caso de acidentes, devem ser trocados até o fim de 2014 pelos proprietários de veículos, que correm o risco de ser multados a partir do dia 1º de janeiro de 2015 caso não façam a troca, estabelecida por conta de um novo componente químico inserido na sua fórmula.

Mesmo com todos os carros feitos no Brasil saírem de fábrica com o extintor apropriado, muitos ainda não possuem o tipo ABC, exigido por determinação da Resolução 333, de 6 de novembro de 2009, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O tipo BC, mais usado atualmente, é válido apenas por um ano e só combate incêndios de líquidos inflamáveis, representado pela letra “B” e equipamentos elétricos, representados pela letra “C”, mas não funciona caso o estofamento do veículo pegue fogo.

O novo extintor tem adicionado em sua composição a substância necessária para combater incêndios do tipo “A”, como no estofado do carro, e mesmo com um preço mais alto, o novo modelo tem validade de cinco anos. Caso o seu extintor já esteja vencido e queira trocar por um novo, é possível encontrar o modelo ABC nas lojas especializadas.

Desde 2005, todos os carros novos produzidos no Brasil já saem com o extintor do tipo ABC. Mas ainda existem no mercado de reposição os modelos BC para os veículos fabricados até 2004. Por isso, a lei exige que todos os automóveis usem o ABC em 2015. Andar sem extintor ou com o equipamento fora da validade resulta em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS