Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014, 15:12 - A | A

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014, 15h:12 - A | A

Vacinação contra aftosa terminam neste domingo em Mato Grosso do Sul

Thatiana Melo - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Os produtores rurais do Planalto de Mato Grosso do Sul precisam ficar atentos ao calendário de vacinação contra febre aftosa, pois o prazo da etapa novembro encerra-se no próximo domingo, dia 30 de novembro. A estimativa é que 7,2 milhões de bovinos entre 0 e 24 meses de idade sejam vacinados nessa região. Na região de Fronteira (antiga zona de Alta Vigilância), esta segunda fase começou no dia 1º de outubro e terminou no dia 15 de novembro. Já no Pantanal, o prazo vai até 15 de dezembro.

De acordo com os dados da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a imunização é obrigatória e o produtor tem até 15 dias após o término da campanha para fazer a declaração de vacina no site http://www.iagro.ms.gov.br/. Desde 2008, o Planalto e o Pantanal apresentam status de área livre de febre aftosa com vacinação, segundo a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). Já na fronteira, a condição foi restabelecida em 2011. Segundo a Famasul, a conquista é fruto do trabalho realizado pelos produtores rurais, em conjunto com os órgãos públicos e privados.

O índice de cobertura vacinal de Mato Grosso do Sul é de aproximadamente 98%. O diretor-secretário do Sistema Famasul, Ruy Fachini, credita este percentual ao comprometimento dos produtores rurais. “Ao longo dos anos, os produtores vacinaram seus rebanhos de acordo com o calendário estabelecido pelo serviço veterinário oficial. O que favorece para que Mato Grosso do Sul se mantenha como importante exportador de carne bovina", destacou.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS