Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Saúde Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014, 14:43 - A | A

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014, 14h:43 - A | A

Lei antifumo entra em vigor a partir de 3 de dezembro

Anny Malagolini especial para Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A partir de quarta-feira (3), entra em vigor a nova lei antifumo, e agora é definitivo, está proibido fumar em locais públicos, privados e fechados. Até mesmo o conhecido “fumódramo” terá que ser extinto.

Fica proibido fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos e até o famoso narguile em locais de uso coletivo, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente não seja completamente fechado.

Os estabelecimentos que não cumprirem a regra, devem ser multados e correm o risco de perder a licença de funcionamento do local.

Até as propagandas que apareciam de forma discreta, bem diferente das grandes produções dos anos 90, estão vetadas. A exposição do produto fica permitida desde que esteja acompanhada por mensagens sobre os males provocados pelo fumo. E os fabricantes também vão ter que se adaptar a nova regra, já que as embalagens terão que aparecer com avisos maiores sobre danos causados pelo tabaco.

Está permitido fumar em casa, áreas ao ar livre, parques, praças e em vias públicas.

De acordo com o ministério da saúde, ainda 11% da população brasileira é tabagista e, a nova medida vem para reforçar a prevenção ao câncer. O Instituto Nacional do Câncer (INCA), divulgou que cerca de 90% dos casos de câncer estão relacionados ao consumo de tabaco.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS