Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Polícia Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014, 13:57 - A | A

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014, 13h:57 - A | A

DOF quebra “recorde” e apreensões de drogas ultrapassam 200 toneladas em 2014

Gilson Giordano (www.capitalnews.com.br)

Em apenas dois dias de fiscalizações os policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam 3,7 toneladas de drogas na região sul do Estado, fazendo com que o montante de drogas apreendidas este ano no Mato Grosso do Sul ultrapasse 200 toneladas, quebrando o recorde que pertencia à Polícia Federal que no início dos anos 2000, quando a instituição entrou para o Guinness Book com o maior número de apreensões da história, que foram 140 toneladas.

Conforme o boletim divulgado pela instituição policial, as apreensões de avolumam diariamente e na mesma proporção em que os traficantes são presos e perdem as “cargas”, novas “mulas” são arregimentadas e tudo começa de novo.

As grandes apreensões, invariavelmente são feitas durante as abordagens nos carros e nas caminhonetes de luxos que na maioria são clonadas, roubadas com placas de outros veículos e de outros Estados.

No relatório recente, o DOF apresenta as apreensões feitas até segunda-feira (24) e o número já é assustador: 200 toneladas.

Uma delas aconteceu durante uma abordagem na MS-164, próximo ao município de Ponta Porã, onde uma caminhonete importada, com placas de Itirapina (SP), carregava com 1,5 toneladas de maconha, que seriam trazidas para Campo Grande por dois homens, um de 46 anos e outro de 26 anos, que acabaram presos por tráfico.

Antes dessa prisão e apreensão, na sexta-feira (21), foram tirados de circulação pelo DOF na MS-165, próximo a Linha Internacional também na região de Ponta Porã, 1 tonelada e 551 quilos de maconha, que estavam acondicionados em uma caminhonete, cor branca, com placas de Goiânia (GO), adulteradas e com ocorrência de roubo. O condutor abandonou o veículo ao avistar o bloqueio policial e fugiu para o Paraguai.

Também na madrugada de sexta-feira (21), desta vez na MS-164, foram apreendidos outros 287 quilos de maconha. A droga estava em um carro passeio importado, cor prata, com placas de Diadema (SP), conduzido por um homem de 29 anos e tendo como passageiro um outro indivíduo de 20 anos. Os dois transportavam o entorpecente que seria levado para São Paulo, em nove sacos de nylon. O veículo também é produto de furto e estava com as placas adulteradas.

Já em Naviraí o DOF apreendeu 371 quilos de maconha, quinta-feira (20), pela manhã, durante bloqueio policial realizado na MS-487, onde foi abordado um importado com placas de São Paulo (SP), conduzido por um homem de 24 anos, que transportava 439 tabletes da droga, acondicionados em sacos de nylon. O acusado foi preso e autuado em flagrante por tráfico na Delegacia da Polícia Civil de Naviraí.

Dos Estados brasileiros Mato Grosso do Sul é o que mais apreende drogas, respondendo segundo dados do Ministério da Justiça por 80% de todo o entorpecente tirado de circulação no Brasil. Só este ano as polícias do Estado, interceptaram carregamentos e cargas de drogas que já ultrapassam 200 toneladas, a maior quantidade de drogas já apreendida no país, por um único Estado.

Dados da Sejusp mostram uma curva ascendente de apreensões de 2007 para cá, com destaque para os anos de 2010 com 52,6 toneladas de drogas, 44,4 toneladas em 2011, 87,6 toneladas em 2012 e 136 toneladas em 2013, recorde quebrado apenas pela Polícia Federal no início dos anos 2000, quando a instituição entrou para o Guinness Book com o maior número de apreensões da história, que foram 140 toneladas.
 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS