Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014, 19:15 - A | A

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014, 19h:15 - A | A

Reinaldo vai priorizar ações para desenvolver o setor de transporte e logística

Taciane Peres - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O governador eleito Reinaldo Azambuja (PSDB) garantiu nesta quarta-feira (26), após reunião sobre transporte e logística, que vai focar nas ações que são prioritárias para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Ele garantiu que vai destravar questões que atrapalham a competitividade do setor produtivo sul-matogrossense. “Vamos trabalhar forte com o Governo Federal no que se refere a tomada de decisões para liberar o escoamento do nosso produto em três vertentes consideradas prioritárias”, disse.

As ações defendidas são destravar o imbróglio judicial que existe com o Paraguai, que impede o escoamento da produção pelo Porto de Concepción; cobrar investimentos nas ferrovias e iniciar o uso da hidrovia Tietê-Paraná. “A ALL (América Latina Logística) é uma concessionária do serviço público e nós temos de cobrar a responsabilidade dos investimentos. Em Porto Murtinho e Concepción, temos que destravar a questão judicial porque é uma boa alternativa e a hidrovia Tietê-Paraná tem que ser aproveitada por Mato Grosso do Sul. Para isso, faltam apenas pequenos investimentos que o Estado tem que fazer, como o acesso de Bataguassu ao porto”, explicou.

Essas questões foram debatidas com executivos da empresa brasileira Gistran (Gerenciamento de Informações e Sistemas de Transportes) e da holandesa Panteia que foram contratadas pelo governo de Mato Grosso do Sul em abril deste ano para elaborar um estudo sobre os gargalos logísticos e criar alternativas que garantam a competitividade com outras regiões do País. O levantamento deve ser entregue ao novo governador nos primeiros meses de seu mandato.

“O Estado tem um volume muito grande de grãos - é o 5º maior em volume de produção - um grande polo de produção de celulose, produtor de açúcar e álcool. São commodities que precisam ter um custo compatível com os custos internacionais”, explicou o consultor João Pedro Cuthi Dias. Hoje, com exceção do minério de ferro que sai de Corumbá, praticamente a totalidade das demais cargas é transportada em caminhão, considerado um meio caro e mais difícil. “É um transporte para percursos mais curtos, depois tem que ter a estrutura do transporte modal para ser mais eficiente”, completou Dias.

Ministério dos Transportes
Um estudo do Ministério dos Transportes mostra que o melhor projeto para o escoamento da produção do Estado via férreo é por Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Bataguassu, Nova Andradina, Dourados, Maracaju e Porto Murtinho. “Esse é o traçado do Ministério e temos que lutar porque é importante para o Mato Grosso do Sul”, pontuou o governador eleito.

Divisão da Seprotur

Questionado por jornalistas, Reinaldo Azambuja anunciou que deve apresentar na próxima semana o desenho da divisão da Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo). No novo modelo deve ficar a Secretaria de Produção e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que englobará indústria, comércio, serviços e meio ambiente. “Já vou encaminhar esse ano para começar 2015 com um desenho já estabelecido”, afirmou.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS