Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Saúde Quarta-feira, 29 de Outubro de 2014, 15:38 - A | A

Quarta-feira, 29 de Outubro de 2014, 15h:38 - A | A

Pacientes do Hospital de Câncer terão assistência em casa

Gabriel Kabad - Capital News - (www.capitalnews.com.br)

O Hospital de Câncer de Campo Grande — Alfredo Abrão inicia um novo serviço, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). O programa permite que pacientes aptos de acordo com as exigências para esse tipo de atenção possam ter assistência em suas residências após a alta hospitalar, isto é, possam ser cuidados no convívio da família. O SAD do hospital é a primeira equipe multidisciplinar de atenção domiciliar e também de apoio especializado em atenção oncológica através do Programa Melhor em Casa no Brasil.

Atualmente, o hospital possui 16 pacientes sob os cuidados do serviço e tem capacidade para 60 pacientes. Assim que atingir a capacidade máxima, será pleiteada uma nova equipe para conseguir incluir mais pessoas nessa assistência.

Para serem incluídos no SAD, os pacientes devem ter quadro clínico estável e não necessitar de internação hospitalar para o tratamento clínico, e a assistente social deve averiguar se o local onde o usuário será tratado possui ambiência adequada e se possui um familiar ou pessoa próxima disposta a ser sua cuidadora. O cuidador, então, recebe as informações e treinamentos adequados para assistir o paciente em seu domicílio, tendo a supervisão e o suporte do serviço, que fornece os materiais necessários para a dieta e curativos e sua assistência 24h em caso de urgência, prestada por uma equipe multiprofissional.

O serviço também é indicado para pacientes em fase terminal para cuidados paliativos. Isso porque a atenção domiciliar faz parte das ferramentas de humanização, onde o usuário pode estar ao lado da família durante o tratamento, recebendo carinho e suporte, e também em seus últimos momentos de vida. “Temos a expectativa de que, com o Serviço de Atenção Domiciliar, pacientes dentro dos critérios estabelecidos pelo programa possam ter o ambiente e o apoio familiar em casa, resgatando autonomia através de um atendimento de forma segura, além da capacitação dos familiares e pacientes para o fortalecimento do autocuidado, sem perder momentos importantes desse convívio”, ressalta a coordenadora do serviço, Regina Pereira Mazzi.

Serviço:

Rua Marechal Rondon, 1.053, Centro,  telefone: 3041-6000.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS