Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 29 de Outubro de 2014, 15:23 - A | A

Quarta-feira, 29 de Outubro de 2014, 15h:23 - A | A

Cemitérios terão plantão para atender visitantes no Dia de Finados

Luciana Recio - Capital News (capitalnews.com.br)

A Prefeitura de Campo Grande montou um sistema de plantão com os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) nos cemitérios municipais Santo Amaro, São Sebastião (Cruzeiro) para atender as visitas no Dia dos Finados.

São esperados, a partir do dia 31 até o dia 2, aproximadamente 80 mil visitantes nos cemitérios públicos.

O chefe de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Antonio Celso, destacou que a prefeitura da Capital definiu a área de trabalho dos vendedores ambulantes.

“A partir do dia 31 de outubro a equipe de trabalho da Semadur ficará permanente nas entradas dos cemitérios municipais para fazer a fiscalização”, afirmou.

No domingo, 2 de novembro, 12 fiscais estarão espalhados nos cemitérios municipais para, além de orientar quem estiver vendendo artigos alusivos ao dia, como velas e flores, impedir que este tipo de comércio atrapalhe a movimentação dos visitantes nestes locais. As regras continuam as mesmas de anos anteriores. Os ambulantes devem permanecer a uma distância mínima de 100 metros da entrada principal dos cemitérios.

Para atender a demanda serão implantados dez banheiros químicos, sendo seis no Santo Amaro, dois no São Sebastião (Cruzeiro) e dois no cemitério Santo Antonio.

No Cemitério Santo Amaro estão sepultadas 40 mil pessoas; no Santo Antonio existem 13.750 sepultados e no São Sebastião outros 26.500. Para facilitar o acesso aos túmulos, a Prefeitura vai disponibilizar funcionários.

Tarifa diferenciada:

Conforme o decreto n° 12.154, de 20 de junho de 2013, a tarifa no domingo (2) do transporte público coletivo passa a ser de R$ 1,10 e será exclusiva para pagamento com cartão eletrônico (smart card).
Este valor também é pago nos feriados do Dia do Trabalhador (1º de Maio); Dia das Mães (Segundo Domingo de Maio); Dia dos Pais (Segundo Domingo de Agosto); Aniversário da Cidade (26 de Agosto); Finados (02 de Novembro); Natal (25 de Dezembro); Ano Novo (1º de Janeiro).

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), juntamente com a Assetur montou um esquema com disponibilidade de ônibus alongado nas linhas 061, 070, 073, 080, 081, 085 e 087.

As empresas deverão manter mais dois veículos extras com tripulação, em cada terminal, para atender eventuais demandas de passageiros, das 8h às 17h. Os serviços serão monitorados pelos fiscais do transporte coletivo e, havendo necessidade os veículos entram em circulação.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS