Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 28 de Outubro de 2014, 18:43 - A | A

Terça-feira, 28 de Outubro de 2014, 18h:43 - A | A

Cemitérios da Capital devem receber 80 mil pessoas no Dia de Finados

Luciana Recio - Capital News (capitalnews.com.br)

O Dia de Finados, comemorado no próximo domingo (2), celebra a vida eterna das pessoas que já faleceram. Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio.

Em Campo Grande, a população já iniciou a limpeza dos túmulos dos três cemitérios públicos da Capital. As visitas poderão ser feitas em horários diferenciados e, em alguns cemitérios serão realizados missas e shows.

O administrador dos cemitérios Santo Antonio, Santo Amaro e São Sebastião, Milton Taíra, disse que a expectativa de público para este dia de Finados é de aproximadamente 80 mil pessoas.
“Os cemitérios irão abrir às 5h da manhã e não tem horário para fechar. Ficaremos abertos enquanto os visitantes permanecerem no local”, afirmou.

Ambulâncias e guias serão disponibilizados para dar apoio aos visitantes. Para atender a demanda serão implantados dez banheiros químicos, sendo seis no Santo Amaro, dois no São Sebastião (Cruzeiro) e dois no cemitério Santo Antônio.

No cemitério Parque das Primaveras, o horário de funcionamento será das 6h às 20h. Já no Jardim das Palmeiras, o horário de funcionamento começa às 7h30, com programação extensa, incluindo missas, shows e apresentações de bandas musicais e corais. A expectativa é que 12 mil pessoas visitem o local no próximo domingo. As missas serão realizadas às 9h, 9h50 e 10h30. Até o fechamento, às 17h, haverá várias apresentações de bandas musicais e corais.

A grande novidade deste ano é a campanha “O que eu quero fazer antes de morrer?”, promovida pelo Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil, na qual as pessoas que visitarem os cemitérios Jardim das Palmeiras e Nacional Parque, em Campo Grande, terão a oportunidade de responder a esse mesmo questionamento.

Os espaços destinados a esse fim estarão espalhados pelos terrenos desses dois cemitérios e disponíveis para qualquer manifestação, seja ela uma frase, um pedido, um desenho ou uma simples reflexão.

Segundo Milton Taíra, no cemitério Santo Amaro estão sepultadas 40 mil pessoas; no Santo Antonio são 13.750 sepultados e no São Sebastião outros 26.500.

Para atender a demanda serão implantados dez banheiros químicos, sendo seis no Santo Amaro, dois no São Sebastião (Cruzeiro) e dois no cemitério Santo Antônio.

Vendedores Ambulantes:

A Prefeitura de Campo Grande irá disponibilizar, no próximo domingo (2), fiscais que estarão orientando os vendedores que estiverem comercializando artigos alusivos ao dia, como velas e flores, além de impedir que este tipo de comércio atrapalhe a movimentação dos visitantes nestes locais.

As regras continuam as mesmas de anos anteriores. Os ambulantes devem permanecer a uma distância mínima de 100 metros da entrada principal dos cemitérios.


 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS