Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Dourados Segunda-feira, 27 de Outubro de 2014, 08:32 - A | A

Segunda-feira, 27 de Outubro de 2014, 08h:32 - A | A

Uniarte começa nesta segunda em Dourados

Gabriel Kabad - Capital News - (www.capitalnews.com.br)

O curso de Artes Visuais da Unigran promove de hoje até sexta-feira (27) a Uniarte, que tem como o tema: “Educação e Arte na Construção da Sociedade Contemporânea”. A edição deste ano tem uma dupla comemoração: são festejados os 30 anos da Uniarte e os 38 anos da Unigran, de acordo com o site do jornal O Progresso.

A extensa programação é composta de performances artísticas, palestras e minicursos com renomados professores. As escolas podem estar agendando visitas monitoradas para conferir as exposições da Uniarte, pelo telefone (67) 3411-4138.

A 30ª Uniarte homenageia o cineasta douradense Joel Pizzini, e o cantor belavistense Ney Matogrosso. Joel foi diretor do filme “Olho Nu”, que retrata aspectos da personalidade, da vida e da obra de Ney. “Ao mesmo tempo que concebemos um filme essencialmente musical, evidenciando o ritmo e a fluidez dos cortes, valorizamos o aspecto reflexivo, a consciência crítica de um artista ligado ao seu tempo, atento aos movimentos sociais e criterioso na eleição das letras que revelam uma ideologia sintonizada com questões que continuam caras à humanidade”, explicou Joel.

A solenidade de abertura da programação começa nesta segunda-feira às 19 horas. Na sequência será exibido o filme “Olho Nu” no auditório/Bloco X. Às 21 horas, acontece no Salão de Eventos, homenagem cultural a Joel Pizzini e Ney Matogrosso.

Na terça-feira tem início as exposições individuais que pode ser visitada até sexta-feira, das 8 às 22 horas, no pátio da Unigran.

O público poderá conferir as pinturas do artista Júlio César Alvarez Sosa com a exposição: “Ambiguidade: Humano/Animal ou Animal/Humano”. Os artistas plásticos Lídia Baís, Paulo Rigotti e Henrique Spengler (in memorian) serão homenageados com obras autorais.

Os artistas Kinho Chamorro, Kátia Horn, Hosana Ortiz que são egressos da 1ª turma do curso de Arte Visuais da Unigran, realizam uma mostra coletiva.

Com curadoria de Claudia Ollé, Douglas Raldi e Jonir Figueiredo, ocorre a Coletiva da VIII Mostra Guaicuru de Artes Visuais do Mato Grosso do Sul, reunindo artistas contemporâneos e da arte naif sul-mato-grossenses, realizada em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos Profissionais de Mato Grosso do Sul (AAPPMS), Museu de Arte Contemporânea de MS (Marco) e Fundação de Cultura de MS.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS