Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Dourados Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014, 19:06 - A | A

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014, 19h:06 - A | A

Ministro da Defesa está em Dourados para conferir última fase do Sisfron

Gabriel Kabad - Capital News - (www.capitalnews.com.br)

O ministro da Defesa Celso Amorim chegou a Dourados no início da manhã desta sexta-feira (24) para uma visita que tem como objetivo avaliar de perto os últimos trabalhos para início da operação do projeto piloto do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sifron), conforme o site Dourados News.

Amorim desembarcou em um avião oficial da Força Aérea Brasileira no Aeroporto Municipal Francisco de Mattos Pereira, onde foi recebido pelo general de brigada Rui Yutaka Matsuda, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e uma comitiva de oficiais militares.

O ministro não falou com a imprensa e seguiu rapidamente para a sede da brigada. Antes da chegada de Amorim, o general Matsuda fez questão de ressaltar que a visita é “cortesia” e nada tem a ver com qualquer movimentação política apesar de acontecer às vésperas do segundo turno das eleições.

“É uma visita estritamente de ordem técnica para ver a última fase de implantação do projeto piloto do Sisfron. O ministro veio aqui para se certificar e ver se há a necessidade de algum apoio adicional, ou se o projeto está correndo conforme o cronograma que foi acordado”, explicou o general, que acrescentou que no dia 13 de novembro será realizada uma solenidade de abertura oficial dos trabalhos do projeto piloto do Sisfron.

O ministro deve passar boa parte desta sexta-feira conhecendo de perto as instalações do piloto, que tem sede em Dourados e se propõe a ser referência nacional e internacional no monitoramento de fronteiras. Não está previsto que ele se pronuncie a imprensa.

Em setembro deste ano, a Brigada em Dourados recebeu uma comitiva de dez americanos, entre militares e assessores especiais, que vieram à cidade para conhecer as instalações e também observar o andamento das obras para implantação do sistema.

O investimento orçado em mais de R$ 1,3 bilhão é um projeto bastante alardeado pelo governo federal para o monitoramento estratégico das regiões de fronteira do País em um trabalho que vai acontecer de forma integrada com outros organismos de segurança pública.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS