Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Corumbá Terça-feira, 21 de Outubro de 2014, 16:47 - A | A

Terça-feira, 21 de Outubro de 2014, 16h:47 - A | A

Encontro sobre Turismo de Fronteira começa nesta terça-feira em Corumbá

Luciana Recio (Capital News)

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, dá início, nesta terça-feira (21), ao “II Encontro de Turismo de Fronteira – Brasil/Bolívia”, buscando discutir o turismo de fronteira.

O evento, que acontece em Corumbá, começa hoje (21) e vai até o dia 23 de outubro, com o objetivo de dar continuidade às tratativas sobre os desafios e as oportunidades relacionadas ao desenvolvimento do turismo de fronteira, que incluem o alinhamento de políticas públicas e o fortalecimento de negócios integrados.

Na programação estão previstas as realizações de palestras específicas sobre o tema do encontro, Rodada de Negócios, Famtour e Press Trips, com a participação de autoridades e operadores turísticos brasileiros (Campo Grande, região do Pantanal e Bonito), bolivianos e paraguaios.

A diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, salientou que o Turismo de Fronteira é uma realidade local. "Somos um portão internacional de turistas reconhecido pelo Ministério do Turismo do Brasil. O setor de compras de produtos andinos e importados nessa fronteira vem se consolidando como grande atrativo turístico para a região do Pantanal de Corumbá e para as cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, gerando oportunidades econômicas, com papel relevante na geração de empregos e divisas para os países, proporcionando a inclusão social, um dos preceitos do governo do prefeito Paulo Duarte”.

Em 2013, esta fronteira recebeu um fluxo turístico de 210 mil pessoas que movimentaram, em média, R$ 36 milhões no comércio fronteiriço da Bolívia (15 minutos do Centro de Corumbá). Esta situação vem fortalecendo o desenvolvimento territorial nesta faixa de fronteira.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS