Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Sábado, 18 de Outubro de 2014, 12:03 - A | A

Sábado, 18 de Outubro de 2014, 12h:03 - A | A

Ivinhema respira cinema com cineasta Joel Pizzini

Gabriel Kabad - Capital News - (www.capitalnews.com.br)

Na data em que se completa os 150 anos do início da maior guerra da América Latina, a que conhecemos como Guerra do Paraguai, a Fundação Nelito Câmara, de Ivinhema, traz o tema para o seu tradicional festival de cinema. A proposta não é comemorar o conflito, mas refletir sobre ele e as consequências deixadas para as gerações que o sucederam. O Festival de Cinema do Vale do Ivinhema começou na sexta-feira (17) e se estende até o dia 26 do mesmo mês. O tema é o Brasil que foi Paraguai e a principal mostra tem curadoria do cineasta Joel Pizzini. Como todos os anos, haverá uma mostra competitiva de curtas.

Entre as atrações do festival, está a apresentação na abertura do evento do filme Alma do Brasil, 1931, de Libero Luxardo, acompanhado da Orquestra Sinfônica de Campo Grande. Também serão exibidos os clássicos Selva Trágica, 1963, de Roberto Farias, e Cerro Corá, 1978, do paraguaio Guillermo Vera, que contará com um debate entre os escritores James Jorge Flores e Ana Paula Squinelo.

O festival apresenta, ainda, o filme Todos os Trilhos da Terra, 2014, de Edson Audi, que acompanha o cantor e compositor Paulo Simões em suas viagens musicais. Paulo Simões, que estará presente na exibição, conta com outra história sua na mostra, Comitiva Esperança- uma viagem ao interior do Pantanal, 1985, de Wagner Carvalho.

Representando os países envolvidos no conflito, serão exibidos os recentes Sete Caixas Paraguaias, 2013, de Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori, do Paraguai, Juan e Evita, Uma História de Amor, 2013, de Paula de Luque, da Argentina, Gigante, 2009, de Adrian Biniez, do Uruguai, além dos brasileiros, Cabeça a Prêmio, 2009, de Marco Ricca e Brava Gente Brasileira, 2000, de Lúcia Murat. O cineasta Joel Pizzini fará uma sessão comentada de seu Alma em Revista.

Quanto às oficinas, haverá uma de Linguagens e Imagens, com Duglas Diegues, Filmando em várias mídias, com Helton Peres e Fotografia e Celular com Elis Regina Nogueira. O Dançaurbana ministrará uma de dança de rua e Michelly Dominiq, uma de contação de história.

Neste ano, o festival reservou uma programação especial para crianças, com o filme O Menino e o Mundo, 2014, de Alê Abreu, e Eu e Meu Guarda-chuva,2010 de Toni Vanzolini, além da encenação da peça Pluft, O Fantasminha, com o grupo Arte Viva. Os projetos da Nelito Câmara apresentarão os espetáculos Aula Maluca, Vida e Conto de Brincar. Do teatro, vem os Dandis Acrobático e Michelly Dominiq com seu espetáculo Prosa e Segredo. O Dançaurbana apresentará o Soma 11.

Segundo o site do jornal O Progresso, também haverá apresentações musicais com o grupo Iucatan, Orquestra Arefa Nova Geração, Iandé-Grupo de Folclore Latino-americano com o Grupo de Musicalização da FNC. Nas intervenções urbanas terá um grafite de Guto Naveira e uma performance com o Grupo PIC- Pá de Ideias. A praça central receberá o Mercado Bocaiúva. A festa de premiação contará com a presença da Colônia Paraguaia.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS