Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Interior Terça-feira, 14 de Outubro de 2014, 16:11 - A | A

Terça-feira, 14 de Outubro de 2014, 16h:11 - A | A

Vereadores aprovam conta de ex-prefeito em MS

Gilson Giordano - Capital News (www.capitalnews.com.br

Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Batayporã, município localizado na região leste do Estado e distante da Capital a 313 quilômetros, a maioria dos vereadores da Casa de Leis votou favorável à prestação de contas referente ao exercício de 2010, na gestão do então prefeito Edson Perez Ibrahim (PMDB), que foi reprovada pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS).

 

Segundo informações obtidas junto à Câmara Municipal, a prestação de contas foi elaborada, na época, pela Prefeitura Municipal de Batayporã, encaminhada à Casa de Leis e solicitada pelo TCE, que, em decisão unânime, se manifestou contrário à aprovação do balanço, que foi devolvido ao Poder Legislativo, já com parecer contrário do Tribunal.

De acordo com as informações do site Nova News, foi formada uma comissão interna, composta pelos vereadores Salvador Pereira (PROS), Nelsi João Perlin (PT) e Jaqueline da Olaria (PSD). Já na comissão, Salvador Pereira votou contra a aprovação da prestação de contas, porém os outros dois vereadores entenderam que o documento estava correto e deram parecer favorável às contas do ex-prefeito.

Nesta segunda-feira (13), à noite, a pauta da reunião foi voltada para a votação durante a Sessão Ordinária, onde os vereadores Nelsi João Perlin (PT), Jaqueline da Olaria (PSD), Maurício Ribeiro (PMDB), Miguel do Sindicato (PSD), Cícero Leite (PSDB) e Cabo Máximo (PMDB) votaram pela aprovação da prestação de contas, indo contra o parecer do TCE, que havia reprovado os números.

Apenas os vereadores Salvador Pereira (PROS) e Nida Tracha (PRP) votaram contra a aprovação do documento. O vereador Edmilson Gaiseiro (PSDB) não teve direito a voto por ser o presidente da Casa de Leis, mas manifestou opinião contrária à aprovação do documento que já havia sido rejeitado pelo TCE. Segundo ele, os vereadores não poderiam aprovar algo que o tribunal considerou irregular.

Durante sua fala, o presidente da Câmara Municipal foi interrompido pelo vereador Cabo Máximo, que defendia a aprovação do documento. Os ânimos dos dois vereadores se exaltaram e a discussão ficou acirrada entre ambos por vários minutos. Com a aprovação da prestação de contas, o processo será arquivado pelo Poder Legislativo.

Apesar da aprovação por parte da maioria dos vereadores, cópias dos documentos seguem para o Ministério Público Estadual (MPE) que, sendo um Poder isento, analisará as contas do ex-prefeito. Caso sejam constatadas irregularidades, conforme já atesta a decisão do TCE, a Promotoria Pública poderá acionar o Poder Judiciário para tomar as devidas providências contra o ex-prefeito Edson Perez Ibrahim.
 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS