Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 23 de Setembro de 2014, 18:28 - A | A

Terça-feira, 23 de Setembro de 2014, 18h:28 - A | A

Sem estacionamento, rua 14 de Julho vira shopping a céu aberto e terá relógio de volta

Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) apresentou nesta terça-feira (23) o projeto de revitalização do centro da Capital para representantes da Associação Comercial de Campo Grande, no gabinete da Esplanada da Ferroviária. O Reviva Centro vai priorizar a principal via do centro, a rua 14 de Julho, e prevê transformar a rua em shopping a céu aberto, sem estacionamento e trazer o histórico relógio de volta para o lugar de origem.

Segundo o projeto, o Executivo deve começar no segundo semestre de 2015 as obras de recapeamento da rua até a avenida Mato Grosso, além da fiação com a instalação de redes subterrâneas de energia e serviços de comunicação. Os ônibus não irão circular mais pela rua 14 de Julho e haverá somente duas faixas para o trânsito de veículos.

Saiba mais
Olarte prioriza 14 de Julho no Reviva Centro e quer transformar centro em shopping
Rua 14 de Julho completa 100 anos de história no coração dos campo-grandenses

Com a transformação na rua em shopping a céu aberto, a 14 de Julho vai receber arborização, sombreamento, ampliação das calçadas de três metros para 4,20 metros de largura. O estacionamento será proibido entre a avenida Afonso Pena e rua Cândido Mariano, além da criação de baias para embarque e desembarque, cargas e descargas, e duas vagas por quadra para portadores de necessidades especiais.

O antigo relógio da 14, que existia até a década de 1970 no cruzamento com a avenida Afonso Pena, deve voltar ao seu lugar de origem, já que atualmente, o relógio está instalado na avenida Afonso Pena com a rua Calógeras.

Clique na imagem para acessar a galeria
..
Foto: Roberto Higa/Foto cedida

O projeto ainda vai passar pelo crivo dos técnicos que podem sugerir alterações a ser incorporadas no plano. A coordenadora de Projetos Especiais da prefeitura, Catiana Sabadin Zamarrenho, afirmou que o projeto de revitalização da 14 de Julho foi elaborado para o trecho entre a avenida Fernando Correa da Costa até o final da rua, já no Bairro São Francisco onde termina ao chegar na avenida Mascarenhas de Moraes.

Nesta primeira etapa as intervenções ficarão limitadas ao trecho entre a avenida Afonso Pena e a Cândido Mariano, abrangendo as transversais. Segundo a coordenadora, o plano da prefeitura é fechar, ainda este ano, os trâmites do financiamento para assiná-lo no primeiro semestre do ano que vem e iniciar as obras na segunda etapa de 2015.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS