Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 23 de Setembro de 2014, 15:44 - A | A

Terça-feira, 23 de Setembro de 2014, 15h:44 - A | A

Em encontro com atletas, Delcídio lança programa esportivo

Luciana Recio - Capital News (capitalnews.com.br)

O candidato ao governo do Estado, Delcídio do Amaral (PT), reuniu-se com aproximadamente 500 pessoas, entre atletas amadores, profissionais e professores de educação física, na noite da segunda-feira (22), para lançar o programa de esportes que pretende implantar a partir do ano que vem, se eleito. O projeto prevê a reestruturação do futebol, o incentivo ao esporte de rendimento, a implantação do Radical Park no Parque das Nações Indígenas e o estímulo à pratica diária de atividades físicas como forma de prevenir e combater doenças provocadas ou agravadas pelo sedentarismo.

“Sou um apaixonado pelo esporte, que além de trazer valores importantes de disciplina e saúde é fundamental para a cidadania. Ele resgata as pessoas. Leva os jovens a queimar energia com coisas positivas. E nós não podemos deixar Mato Grosso do Sul para trás nesse processo que acontece em todo o mundo. O esporte hoje se profissionaliza cada vez mais a partir de políticas públicas eficientes, de estimulo ao esporte amador. E é uma atividade econômica altamente relevante, um grande negócio, que movimenta inclusive o turismo. É simplesmente extraordinária a capacidade que o esporte tem de captar investimentos, enfim, no estímulo de toda uma economia que gira em torno das grandes atividades esportivas”, ressaltou o candidato.

O programa, elaborado pelo professor Rodrigo Terra, que foi concluído depois de meses de consultas a esportistas, educadores e dirigentes de variadas especializadas, foi detalhado pelo senador.

“No que se refere especificamente ao futebol, vamos implantar o Plano Estadual de Restruturação , que será composto por ações que visam o fortalecimento do esporte em todo o Estado. Com esse objetivo, vamos implantar o projeto “Escolas de Base” em todos as regiões do estado, em parceria com as prefeituras e clubes . O projeto contempla o futebol nas categorias de base, incluindo o futebol feminino.Estabeleceremos parcerias com os municípios e repassaremos recursos para reforma e construção de campos de futebol, a aquisição de material esportivo, capacitação de profissionais técnicos, pagamento de bolsa auxílio para monitores e a realização de campeonatos entre os núcleos do projeto . No caso do futebol profissional, a proposta é, primeiramente, reformar os estádios. Já fiz isso como senador, na reestruturação do Arthur Marinho, em Corumbá, em parceria com a iniciativa privada. Fizemos também em Rio Brilhante e agora estamos fazendo em Iguatemi. Além disso, pretendemos promover seminários e cursos de capacitação para dirigentes e técnicos do futebol, incentivar lideranças empresariais locais a financiar os clubes de suas cidades através das leis de incentivo, bancar a realização dos Campeonatos Estaduais das Divisões A e B com recursos do Fundo de Investimentos Esportivos de Mato Grosso do Sul (FIE/MS) e dar apoio financeiro aos campeões da serie A , para que eles possam representar o estado nas competições nacionais”, disse Delcídio.

Outra proposta de Delcídio é a implantação do Centro Estadual de Iniciação ao Esporte de Rendimento (CIER) no Parque Ayrton Senna, no bairro Aerorancho, em Campo Grande.

Delcídio vai investir também na modernização do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, através do Programa Radical Park.

“Os esporte radicais urbanos estão entre as modalidades esportivas que mais crescem em número de praticantes hoje no mundo. O projeto “Radical Park” vai construir, reformar e adaptar equipamentos esportivos já existentes dentro do Parque das Nações Indígenas, transformando-o em um dos maiores e mais propícios espaços para a prática dos esportes radicais urbanos no país. Para tanto, a atual pista de skate será transformada em um grande equipamento não só para a prática do skate, mas também, para o bmx, patins e slackline. Será construído no lago um pequeno ancoradouro que servirá aos praticantes das modalidades de canoagem e stand up paddle e, para os amantes do mountain bike, trilhas ao longo do parque”, explicou.

O programa de governo de Delcídio na área de esporte prevê ainda a criação do Programa de Lazer Esportivo “Atleta Amador”.

“O Estado vai incentivar a prática do esporte amador por intermédio de campanhas publicitárias, a realização de eventos públicos (corridas, caminhadas, passeios ciclísticos, festivais e jogos esportivos entre outros) e o incentivo a prática esportiva comunitária. Vamos viabilizar também ações nas aldeias indígenas, assentamentos e áreas remanescentes de quilombos. A proposta também pretende estabelecer políticas intersetoriais que articulem ações entre os vários órgãos governamentais, respeitando as especificidades de crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos” revelou.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS