Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Esporte Quarta-feira, 17 de Setembro de 2014, 18:58 - A | A

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2014, 18h:58 - A | A

Projeto acaba com exigência de registro de técnico

Gilson Giordano - (www.capitalnews.com.br)

Os conselhos regionais de educação física exigem o registro do treinador, mas a lei que regulamenta a profissão dá apenas prioridade aos diplomados. A exigência do diploma exclui vários ex-atletas.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7113/14, do deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA), que explicita que qualquer pessoa pode exercer a profissão de treinador ou monitor de futebol.

O deputado conta que os conselhos regionais de educação física têm exigido o registro dos treinadores profissionais de futebol junto às instituições, para que possam exercer a profissão.

“Essa exigência tem causados grandes prejuízos a profissionais que, embora com grande experiência no esporte, não possuem diploma de curso superior de Educação Física, como é o caso dos ex-atletas”, disse Maia.

Decisões judiciais têm sido contrárias à restrição, porque a Lei 8.650/93, que regulamenta a profissão de treinador profissional de futebol, dá apenas prioridade aos diplomados em Educação Física, e às pessoas que à época tinham no mínimo seis meses de atuação na área.

Tramitação

A proposta foi apensada do PL 4907/01, que também trata da profissão, e está pronto para ser votado em Plenário.

A reportagem do Capital News entrou em contato com o Conselho Regional de Educação Física11ª Região MS/MT, no entanto, no momento da ligação o Presidente e Diretores não estavam no local e o responsável pelo atendimento da ligação, ficou de retornar a mesma até esta quinta-feira (18), para abordar o assunto que é de interesse da classe.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS