Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Corumbá Terça-feira, 16 de Setembro de 2014, 13:18 - A | A

Terça-feira, 16 de Setembro de 2014, 13h:18 - A | A

Corumbá inicia Semana Nacional do Trânsito

Luciana Recio - Capital News (capitalnews.com.br)

A Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transportes, dá início as atividades que compõem a Semana Nacional do Trânsito, que acontece no período de 18 a 25 de setembro.

Este ano o tema definido pela Contram é: “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade aos pedestres”, tendo como público alvo os condutores e pedestres.

As ações, que iniciam nesta terça-feira (16), serão abertas com duas palestras focando o projeto “Cultura da Paz”, a partir das 14 horas, na Escola do SESI, direcionada a alunos do 6º ano, e sobre “Educação para o Trânsito”, na Escola Fernando de Barros, no mesmo horário, tendo como público alvo, as crianças do 1º ano C e dos 2º ano A e B.

O cronograma conta com palestras nas escolas, carreata com participação dos centros de formação, das forças de segurança e instituições. A abertura oficial acontece na próxima quinta-feira (18), com a realização da carreata, com saída às 7h30, na Rua Porto Carrero.

Além disso, neste mesmo dia, acontece uma blitz educativa sobre a Semana do Trânsito, na Rua Frei Mariano com a Rua 13 de Junho, no período dàs 09 às 11 horas, com foco no tema “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”, com simulação de acidentes de trânsito.

Esta é a terceira vez que o Contran define os pedestres como tema da semana. No ano de 2000 o escolhido foi “Faixa de Pedestre, a vida pede passagem”, já em 2005 o tema foi “No Trânsito Somos Todos Pedestres”.

Corumbá aderiu à década mundial de redução de acidentes de trânsito. A Assembleia Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito".

O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.

A intenção da ONU com a "Década de Ação para a Segurança no Trânsito" é poupar, por meio de planos nacionais, regionais, mundial e local, cinco milhões de vidas até 2020
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS