Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 02 de Setembro de 2014, 11:49 - A | A

Terça-feira, 02 de Setembro de 2014, 11h:49 - A | A

Senar/MS aumenta oferta de cursos gartuitos

Danilo Nery - (www.capitalnews.com.br)

Em Setembro, o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) pretende capacitar 4,7 mil pessoas, quase mil a mais que as qualificações no mês passado. São oferecidos 313 cursos gratuitos segmentados em Promoção Social (PS), Formação Profissional Rural (FPR) e Programas Especiais, realizados em parceria com os sindicatos rurais, prefeituras e outras instituições.

Segundo a coordenadora educacional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida, “Os produtores e trabalhadores rurais estão percebendo a necessidade de investir em mais conhecimento, se capacitar e agregar novas técnicas e conhecimentos ao seu trabalho. Nesse momento, o Senar desempenha papel fundamental, levando de forma gratuita novos valores e perspectivas ao trabalho desenvolvido no campo”.

Na primeira semana do mês, a entidade promove em Sidrolândia, até o dia 3, o curso de Produção de Mudas de Café, com foco nas técnicas de preparo, semeadura e tratos culturais. Peças como xale, cachecol e almofadas serão produzidas no curso de Confecção Artesanal de Peças de Lã Ovina, qualificação agendada para Rio Verde de MT até o dia 5 de setembro.

A capacitação em Manejo Básico de Pomar terá três edições em setembro. Agricultores das regiões de Rio Verde de MT, Sidrolândia e Campo Grande aprenderão as técnicas adequadas para as culturas de figo, maracujá e banana, como fazer a escolha da área de plantio, seleção de mudas, correção e adubação, plantio, colheita e comercialização. A qualificação tem 32 horas duração.

Produtores interessados em construir viveiros de peixes poderão participar do curso Implantação e Manejo Básico de Piscicultura, que será oferecido em Campo Grande de 8 a 10 de setembro. Crescente no Estado e atraindo o interesse de muitos produtores, a silvicultura é alternativa para integração na propriedade, com qualificação agendada para os dias 10 e 11 de setembro, durante a capacitação voltada para o Cultivo de Eucalipto, no município de Ivinhema.

Instalar o melipolinário, uma espécie de abrigo de abelhas, utilizando procedimentos adequados com base na importância e perspectiva da cultura, bem como a colheita do mel e seu beneficiamento. Esses são alguns dos temas centrais da qualificação Criação e Manejo de Abelhas Indígenas Sem Ferrão, que acontecerá em Dourados entre 17 e 19 de setembro.

Para mais informações sobre as 313 capacitações oferecidas gratuitamente pelo Senar/MS em setembro, acesse o site www.senarms.org.br ou entre em contato pelo (67) 3320-9700. Também é possível entrar em contato com o sindicato rural do município onde o curso será realizado.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS