Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Domingo, 31 de Agosto de 2014, 07:09 - A | A

Domingo, 31 de Agosto de 2014, 07h:09 - A | A

CNA aposta em reação do setor agropecuário

Fernando Hassessian (www.capitalnews.com.br)

Após ter perdido força no ano, a agropecuária, setor cujo crescimento sempre ajudou a economia do Brasil, deve apresentar sinais de melhora para o segundo semestre do ano. Para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a colheita das culturas de inverno na segunda metade do ano será um fator favorável para a manutenção das taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária em geral ao longo de 2014.

Já a coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca de La Rocque Palis, explicou que a desaceleração ocorreu, em parte, porque a produção de Soja, um dos carros-chefe das exportações, cresceu menos do que área plantada. "No caso do café, 2014 era para ser um ano bom, mas os investimentos foram menores em razão do preço internacional, e a colheita recuou", justificou.

Dados do IBGE indicam que o setor registrou alta de só 0,2% no segundo trimestre em relação ao primeiro. No comparativo com igual período de 2013, o setor ficou estagnado (0%). O excesso de oferta e estoques elevados acabaram levando o mercado a tentar sair da bolsa e evitar perdas. E, com o crescimento da safra de Soja nos Estados Unidos, os preços internacionais caíram. "Quando isso acontece, é normal termos volumes exportados cada vez menores", ponderou o diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), Fabrício Rosa.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS