Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Corumbá Sábado, 30 de Agosto de 2014, 11:28 - A | A

Sábado, 30 de Agosto de 2014, 11h:28 - A | A

Em Corumbá galerias são recuperadas

Danilo Nery - (www.capitalnews.com.br)

Com a forte estiagem desse ano, a Prefeitura de Corumbá realiza o trabalho de recuperação de galerias. “Como estamos sem chuva e o volume de água reduziu bastante, aproveitamos para fazer este trabalho tanto nas paredes laterais, toda a base de pedra, como também na laje, que estavam em processo de erosão”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Gerson da Costa Melo.

As duas laterais da galeria foram erguidas com utilização de pedras, um trabalho artesanal. “A construção é do início da década de 80 e, durante estes anos, ocorreram infiltrações, com a água correndo por baixo da laje, ocasionando erosão e queda de parte das paredes. A recuperação tem que ser também de forma artesanal, o que está ocorrendo agora”, explicou.

Segundo o secretário, o serviço é necessário para evitar que a galeria seja totalmente danificada, durante períodos intensos de chuvas, com um grande volume de água.
Gerson lembra que o canal recebe toda a água que desce da região do Cravo Vermelho, passando pela galeria do Cristo Redentor, Popular Velha, até chegar na galeria tronco da Rua Geraldino Maciel de Barros, implantada recentemente pelo Município.

“Toda esta água vem direto para esta galeria que está interligada ao Rio Paraguai, na região da Alameda Vulcano. É um trabalho minucioso, que precisa ser realizado antes de um novo período de chuvas intensas, para evitar danos maiores”, explicou.

Durante a execução do serviço, foi preciso abrir um canal paralelo para escoamento da água. A intervenção, conforme o secretário, vai ocorrer em toda a extensão da Cuiabá até a Dom Aquino, totalizando cerca de 150 metros.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS