Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Economia Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014, 13:34 - A | A

Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014, 13h:34 - A | A

Alta de Energia já está valendo no MS

Luciana Recio (Capital News)

O aumento de 37,78% nas contas de luz em cinco municípios de Mato Grosso do Sul, já está valendo.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a partir desta quarta-feira (27), o reajuste passa a valer para os moradores de Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Anaurilândia, que são atendidos pela distribuidora Elektro.

O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, explicou que trata-se do mais alto reajuste autorizado neste ano, e apontou que o custo médio da energia comprada pela Elektro subiu nos últimos meses de R$ 127 para R$ 182 o megawatt-hora, o que justifica a decisão tomada no dia 19 de agosto.

Em 2014, a agência vem autorizando reajustes altos devido ao encarecimento da energia no país nos últimos meses, provocado pela queda no nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país.

Os clientes que consomem um alto índice de energia como, por exemplo, as indústrias terão reajuste de 40,79%, já para os clientes residenciais, o reajuste será de 35,97%.
Tais porcentagens são limitadas pela Aneel e a distribuidora tem autonomia para repassar os reajustes aos consumidores com um percentual menor do que ficar estabelecido.

As distribuidoras não lucram com a compra de energia dos geradores, mas sim com o serviço de levá-la até os consumidores. Mesmo assim, podem repassar todo o custo para as tarifas.

O reajuste vale também para 223 cidades do interior de São Paulo. Ao todo, com as cinco cidades sul-mato-grossenses, a distribuidora atende a 2,4 milhões de unidades.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS