Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014, 17:28 - A | A

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014, 17h:28 - A | A

Defesa Civil emite alerta em Dourados

Luciana Recio - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) de Dourados está alertando a população sobre a baixa umidade do ar que vem fazendo nos últimos dias na cidade.

O tempo seco justifica a medida, pois pode desencadear problemas de saúde como rinite, asma e bronquite, além de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Segundo o órgão, a média de chuvas previstas para o mês de agosto é de 47 mm e até o dia 20 deste mês choveu apenas 5,4 mm no Município. Os dados da Compdec mostram que desde 2010, nos meses de agosto, a umidade do ar tem ficado bem abaixo da média.

Para precaver e aliviar alguns dos sintomas, decorrentes da baixa umidade, a Defesa Civil sugere que as crianças e os idosos, grupos mais afetados, ingiram bastante água (cerca de dois litros por dia), além de sucos naturais e água de coco.

Manter a higiene doméstica é outro fator que pode ajudar na prevenção dessas doenças, sendo necessário, evitar o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos.

A Defesa Civil destaca a importância do uso do protetor solar e de soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas em caso de irritação.

Outra orientação é a substituição das frituras por alimentos assados. Consumir alimentos frescos contribuiu para uma noite de sono tranquila. O uso de umidificadores de ar ou reservatórios de água também são indicados.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS