Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 28 de Julho de 2014, 07:11 - A | A

Segunda-feira, 28 de Julho de 2014, 07h:11 - A | A

Brasil pode perder espaço no comércio internacional de frango

Alessandra Marimon (Especial para o www.capitalnews.com.br)

O trabalho mais recente desenvolvido em conjunto pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) sugere, para os dez anos entre 2014 e 2023, expansão de 26% nas exportações brasileiras de carne de frango – média de 2,35% ao ano.

Uma vez que esses índices são inferiores aos previstos para as exportações globais de carne do frango do período - para elas é apontado incremento de 32,39%, média próxima de 3% ao ano – tal projeção significa perda de participação da carne de frango brasileira no comércio internacional. Uma queda de quase 5% em relação ao índice atual – de 31,44% em 2013 (números preliminares da OCDE/FAO) para 29,96% em 2023.

As mesmas projeções indicam que, na década em pauta, as exportações norte-americanas de carne de frango terão crescimento da ordem de 30,23%,o que significa não apenas desempenho melhor que o brasileiro, mas também que os EUA podem voltar a ocupar a liderança nas exportações mundiais de carne de frango, posição que o Brasil detém desde 2004. Ou seja: mesmo registrando pequena perda de participação no comércio mundial, a participação norte-americana passaria a ser ligeiramente maior que a brasileira – de 30,16% sobre o total exportado mundialmente.

As projeções OCDE/FAO trazem o que se poderia considerar “incongruências à primeira vista inexplicáveis”. Pois estimam, por exemplo, que no ano que vem as exportações mundiais de carne de frango apresentarão incremento de 5,1%, índice bem superior à média prevista nos outros nove anos, da ordem de 2,6% ao ano. E, no tocante a Brasil e EUA, sugere, para dentro de dois anos (2016) que enquanto as exportações norte-americanas crescerão 5%, as brasileiras recuarão perto de 1%.

Eliminados os índices que fogem ao padrão médio, as exportações brasileiras terão crescimento próximo ao da média mundial. E as norte-americanas, embora apresentando índice de evolução ligeiramente superior, continuarão, em volume, aquém das efetuadas pelo Brasil. As deficiências e ônus de ordem interna põem em risco a liderança do Brasil no comércio mundial de carne de frango.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS