Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Esporte Domingo, 27 de Julho de 2014, 07:23 - A | A

Domingo, 27 de Julho de 2014, 07h:23 - A | A

Prefeitura lança programa de formação e aperfeiçoamento de atletas

Alessandra Marimon (Especial para o www.capitalnews.com.br)

No próximo dia 6 de agosto, a Fundação Municipal de Esporte (Funesp) lança o programa dos Centros de Aperfeiçoamento de Atletas “Geração de Campeões”, que terá 12 núcleos, em todas as regiões da cidade.

O objetivo do programa é formar profissionalmente cerca de 500 atletas no município, em seis modalidades. Dentro das comemorações aos 115 anos do município, o lançamento foi ratificado como uma das principais ações nas festividades do aniversário de Campo Grande a ser desenvolvida pela prefeitura.

O projeto dos Centros visa proporcionar a jovens talentos de todo o município, que serão selecionados, o contínuo trabalho dos treinamentos até atingir o alto rendimento, profissionalização e qualificação nacional e internacional. Direcionado a jovem de 11 a 17 anos, a “Geração de Campeões” buscará treinar e dar oportunidade aos jovens de diversos bairros da capital na continuidade do processo da formação como atleta nas modalidades esportivas e da cidadania.

De acordo com informações da assessoria, a prefeitura ressalta a importância do projeto na superação da violência e no combate à dependência química. “A diminuição das dependências químicas é o alvo para concretizar com sucesso o projeto a ser desenvolvido pela administração municipal. Nós precisamos retirar a gurizada da rua. Fazermos esses Centros com a visão de 50% esporte e 50% contra as drogas. Cada técnico, instrutor, não sendo só professor, mas devendo ser um plantador de sonhos, um pai, orientador em primeiro lugar. E por, consequência, ver os talentos para profissionalização esportiva”, considerou o prefeito Gilmar Olarte.

O projeto prevê a divisão em seis modalidades esportivas com os profissionais de Educação Física da Funesp, buscando treinar e capacitar 80 atletas por polo, do sexo masculino e feminino. De forma gratuita as modalidades serão Basquete, Handebol, Futebol, Natação, Voleibol e Vôlei de Praia, a serem ministradas nos locais conquistados por meio das parcerias, nos ginásios do Rádio Clube Campo, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), MACE, Sindicato dos Bancários e SEST/SENAT, além do Ginásio Guanandizão e do Parque Tarsila do Amaral, de domínio do município.

O professor Kellermann Zanotti, responsável pelo projeto, resume a prática das atividades. “A intenção é melhorar o desempenho técnico e físico dos jovens. O projeto é uma oportunidade para os iniciantes melhorarem o nível técnico nas modalidades, e para os que já são atletas, semi ou profissionais, o objetivo é dar continuidade aos treinamentos, melhorando as aptidões físicas e técnicas, facilitando a profissionalização total e o contato com patrocinadores”.

A Funesp conta hoje com 58 polos na capital, que continuarão a existir e passarão a selecionar, como em outros locais, os jovens a serem encaminhados aos 12 centros de aperfeiçoamento.

Serviço:

O lançamento do projeto acontece no dia 06 de agosto, a partir das 14h30, na Escola de Governo, antigo CECAP, que fica na Avenida Ernesto Geisel, esquina com Rua 26 de Agosto - Centro.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS