Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Dourados Sexta-feira, 25 de Julho de 2014, 18:56 - A | A

Sexta-feira, 25 de Julho de 2014, 18h:56 - A | A

Murilo discute etanol e fronteira com embaixador do Brasil no Paraguai

Da Redação

O prefeito Murilo se reuniu na tarde de terça-feira, em Assunción, com o embaixador do Brasil no Paraguai José Eduardo Martins Felício. Eles discutiram sobre a economia do Paraguai, as relações comerciais do Brasil com o país vizinho e assuntos sobre a região de fronteira.

Sobre o setor sucroenergético, o embaixador disse ao prefeito que o Paraguai pretende ampliar a produção de etanol e açúcar. Dourados está de olho no crescimento desse setor porque, como polo de manutenção industrial e de serviços, pretende passar a atender também a indústria paraguaia.

“Estamos muito bem localizados, perto da fronteira, perto de Assunción [são apenas 600 km]; é perfeitamente viável que nossas empresas atendam o setor de manutenção no Paraguai”, disse Murilo a Felício.

O prefeito convidou o embaixador para conhecer Dourados durante a Feira Agrometal, que acontece de 22 a 24 de outubro, no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo leitz. Felício disse que tentará viabilizar uma agenda para estar em Dourados na feira.

Além da manutenção, o setor sucroenergético precisará de capacitação no Paraguai. Nesse sentido, Dourados também poderá colaborar com o Paraguai, trocando informações sobre o projeto de qualificação criado pelo prefeito Murilo.

Durante a conversa, o embaixador demonstrou preocupação com a fronteira Brasil-Paraguai, que é seca. Murilo explicou a Felício o projeto do Sisfron, de monitoramento da fronteira, que ajudará a combater o tráfico de drogas e o descaminho, contribuindo para deixar a região mais segura e melhor para todos viverem.

Na reunião como o ministro, Murilo estava acompanhado de Neire Colman, secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Dourados, do vereador Airton Saraiva, de Campo Grande, dos empresários paraguaios Nevercindo Bairros Cordeiro e Hugo Roig, do empresário douradense Rafael Simczak e do assessor da prefeitura Wladmir Silva.

Murilo ficou em Assunción na terça e quarta-feira, participando da Expo Paraguai e de reuniões com instituições paraguaias, visando melhorar as relações do município com o país vizinho. O objetivo é estabelecer negócios e promover o aquecimento da economia e geração de empregos em Dourados.
(Da Assessoria)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS