Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Saúde Quarta-feira, 23 de Julho de 2014, 12:31 - A | A

Quarta-feira, 23 de Julho de 2014, 12h:31 - A | A

Projeto de saúde da mulher atende nesta quarta-feira no bairro Tiradentes

Alessandra Marimon (Especial para o www.capitalnews.com.br)

O projeto Consulta Única esteve na tarde da última terça-feira (22) no bairro Indubrasil, em Campo Grande. Nesta quarta-feira (23), o projeto atende no UBS Tiradentes, a partir das 13h. A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) em parceria com o Hospital do Câncer Alfredo Abrão.

O Consulta Única atendeu mais de 80 mulheres da região, por meio do serviço móvel de atendimento em ginecologia. O ônibus oferece a estrutura de um consultório com sala de pequena cirurgia, de mamografia digitalizada e de coleta de preventivo.

O trabalho itinerante, que consiste em prevenir o câncer do colo do útero e da mama, com o objetivo de dar atenção especial às famílias com maior vulnerabilidade social, disponibiliza três médicos ginecologistas, um ultrassonografista, enfermeiras e psicólogas. A equipe, que realizará triagem para consultas, coleta de preventivo, ações educativas, orientação e encaminhamento para planejamento familiar, atenderá cerca de 75 mulheres diariamente.

Todas as consultas realizadas no projeto devem ser previamente agendadas, pessoalmente, na unidade em que o atendimento acontecerá, conforme cronograma estabelecido pelo projeto. Tudo isso mediante a apresentação do cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Sobre o câncer em população feminina - Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Em 2011, mais de cinco mil mulheres morreram em decorrência da doença. Casos diagnosticados precocemente, se tratados adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.

Serviço – Informações sobre o projeto Consulta Única e o cronograma de agendamento e atendimento podem ser feitas pelo telefone 3301-4389.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS