Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 23 de Julho de 2014, 14:34 - A | A

Quarta-feira, 23 de Julho de 2014, 14h:34 - A | A

Tecnologia da Embrapa elimina perdas de defensivos na pulverização

Alessandra Marimon (Especial para o www.capitalnews.com.br)

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu uma tecnologia que elimina a perda de defensivos durante a pulverização. As informações são do portal de notícias CNA Brasil.

Em determinadas culturas, os defensivos podem chegar a 70% do produto utilizado. O software Gotas, disponível gratuitamente para download pela internet, faz a análise da distribuição de gotas dispensadas nas lavouras e auxilia o produtor na calibração dos pulverizadores. O sistema também tem uma versão em aplicativo com o sistema Android.

De acordo com um dos desenvolvedores da tecnologia, o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Aldemir Chaim, os prejuízos causados pela má aplicação de agrotóxicos são muito distintos. Variam de acordo com as culturas, regiões em que estão plantadas e o tipo de praga que possa atacar a lavoura.

“A perda pode ir de 20% a 70%, gerar excesso de contaminação ou ineficácia na defesa agrícola, que poderia ser evitada com um bico adequado no pulverizador ou uma mudança na velocidade de aplicação. Com a técnica, é possível reduzir o volume aplicado, pois será utilizada apenas a quantidade exata para exterminar pragas e doenças.", explica.

Pesquisas com lavouras de soja foram realizadas na região de Sapezal, no Mato Grosso, pelo graduando em engenharia agronômica do Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (Gape), Gerson José Marquesi de Souza Netto, junto a produtores e, segundo ele, os resultados obtidos foram satisfatórios.

"Geralmente, o agricultor fixa cartões feitos de papéis sensíveis na parte alta, média e baixa da planta. Faz a pulverização e verifica quais partes estão sendo atingidas pelas gotas. Então, o sistema Gotas faz a leitura da imagem que foi gerada no papel e dá uma avaliação, sugerindo qual seria a maneira mais eficaz de fazer aquela aplicação", comenta Netto.

A Embrapa já recebe demandas a nível nacional para utilização desta tecnologia, que foi difundida e liberada para uso de produtores rurais desde 2013. Porém, suas pesquisas acerca do tema se estendem para mais de 20 anos.

A tecnologia Gotas pode ser obtida pela internet, sem nenhum custo. As duas versões, para computador e Android, estão disponíveis no repositório da Rede AgroLivre, a Rede de Software Livre para a Agropecuária.

No site da empresa, o usuário tem acesso aos arquivos para baixar em seu computador e também na Play Store, a loja da Google onde se encontra a versão para tablet, celular e smartphones . Além dos programas, também está disponível um manual de utilização, que orienta sobre as especificações técnicas necessárias para o funcionamento do sistema.

Há orientação gratuita disponível na Infoteca da Embrapa, denominada "Método para calibração de pulverizadores utilizados em videiras".

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS