Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Corumbá Terça-feira, 22 de Julho de 2014, 12:27 - A | A

Terça-feira, 22 de Julho de 2014, 12h:27 - A | A

Programa auxilia 206 famílias ribeirinhas no Baixo Pantanal

Alessandra Marimon (Especial para o www.capitalnews.com.br)

A terceira edição de 2014 do Programa Social Povo das Águas atendeu até agora 206 família ribeirinhas da parte baixa do Pantanal corumbaense. Os trabalhos começaram no dia 14 de julho, na região do Porto Formigueiro, e foram concluídos em Porto Morrinho no dia 17. O Porto da Manga, Porto Esperança e toda a área de Forte Coimbra também foram assistidos pela equipe multidisciplinar da Prefeitura de Corumbá.

De acordo com informações do Portal da Prefeitura de Corumbá, na área da Educação as profissionais da Secretaria Municipal promoveram diversas atividades lúdicas e motoras com mais de 150 crianças ribeirinhas.

A agricultura familiar foi outro foco da ação social. Um representante da Secretaria Municipal de Produção Rural ensinou técnicas para criação de minhoca, produção de humos, mudas e hortas. O serviço beneficiou 90 pessoas da parte baixa do Pantanal corumbaense. Ao mesmo tempo, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania atendeu quase 600 pessoas com diversos serviços.

Foi feito o levantamento da necessidade de documentação pessoal dos ribeirinhos, inscrição e atualização de dados no Cadastro Único (CadÚnico), além de orientações sobre aposentadoria rural e os Benefícios de Prestação Continuada (BPC) para idosos e deficientes. Os profissionais ainda inscreveram os interessados em participar dos cursos de produção artesanal com aguapés e de panificação, ambos previstos para acontecer neste mês.
Outra área bastante procurada pelos ribeirinhos foi a Saúde.

Durante os cinco dias, os profissionais da Secretaria de Saúde realizaram 235 consultas médicas, 201 procedimentos odontológicos e 302 atendimentos de enfermagem. Foram distribuídas ainda 140 doses de vacinas diversas, inclusive contra a Influenza A – H1N1, e 108 animais foram imunizados contra a raiva.

Os pescadores e catadores de iscas que sofrem com dores crônicas tiveram a oportunidade de receber sessões de fisioterapia, inclusive acupuntura. Ainda no setor da Saúde Pública, 115 pessoas foram pesadas e medidas, de acordo com as determinações do programa Bolsa Família, do Governo Federal.

A Segurança Pública também foi abordada durante o Programa Povo das Águas. A delegada titular do 1º DP, Joilce Ramos, realizou palestras e orientações sobre diversos temas, entre eles a violência contra a mulher. O trabalho fechou o ciclo iniciado em 2013, quando ela esteve na parte Alta e Média do Pantanal.

Um militar do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros integrou a equipe da Prefeitura. Ele ensinou técnicas de primeiros socorros e noções básicas de atendimento em caso de ataque de animais peçonhentos (cobra, escorpiões e abelha).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS