Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 21 de Julho de 2014, 16:07 - A | A

Segunda-feira, 21 de Julho de 2014, 16h:07 - A | A

Candidato Delcídio do Amaral busca renovar esporte no Estado

Taciane Peres - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O candidato da coligação Mato Grosso do Sul com a Força de Todos ao governo do estado, Delcídio do Amaral, declarou durante entrevista a AM Rádio Cultura RC 360 de Campo Grande que vai investir no esporte em Mato Grosso do Sul. Confira a entrevista.

Centro Estadual de Iniciação ao Esporte de Rendimento (CIER)
O candidato da coligação MS com a Força de Todos detalhou também a proposta de implantação do Centro Estadual de Iniciação ao Esporte de Rendimento (CIER) no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero rancho, em Campo Grande. “Vamos fortalecer o esporte de alto rendimento com a implantação do CIER, utilizando, para isso, estruturas que já existem no Parque Ayrton Senna, construído pelo governo do estado na gestão do ex-governador Zeca do PT e hoje cedido a prefeitura. Ou seja, é um empreendimento que não exige grandes investimentos. O Centro vai proporcionar as condições necessárias para o aprimoramento de técnicos, atletas e paratletas do estado. Ele será um equipamento de excelência para treinamento de atletas de várias modalidades esportivas e atenderá todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Toda vez que uma equipe , seja ela de basquete, vôlei ou handebol, for participar de competições nacionais e internacionais, o CIER abrigará esta equipe para auxiliá-la na preparação”, disse Delcídio.

Modernização do parque
“Os esportes radicais urbanos estão entre as modalidades esportivas que mais crescem em número de praticantes hoje no mundo. O projeto “Radical Park” vai construir, reformar e adaptar equipamentos esportivos já existentes dentro do Parque das Nações Indígenas, transformando-o em um dos maiores e mais propícios espaços para a prática dos esportes radicais urbanos no país. Para tanto, a atual pista de skate será transformada em um grande equipamento não só para a prática do skate, mas também, para o bmx, patins e slackline. Será construído no lago um pequeno ancoradouro que servirá aos praticantes das modalidades de canoagem e stand up paddle e, para os amantes do mountain bike, trilhas ao longo do parque”, explicou.

Atleta amador
O programa de governo de Delcídio na área de esporte prevê ainda a criação do Programa de Lazer Esportivo “Atleta Amador”. “O estado vai incentivar a prática do esporte amador por intermédio de campanhas publicitárias, a realização de eventos públicos (corridas, caminhadas, passeios ciclísticos, festivais e jogos esportivos entre outros) e o incentivo a prática esportiva comunitária. Vamos viabilizar também ações nas aldeias indígenas, assentamentos e áreas remanescentes de quilombos. A proposta também pretende estabelecer políticas intersetoriais que articulem ações entre os vários órgãos governamentais, respeitando as especificidades de crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos” revelou.

 

Descentralização
“Atualmente, uma das mais importantes reivindicações da comunidade esportiva é a falta de transparência e de maior participação nas decisões de utilização dos recursos oriundos do FIE/MS, criado e administrado pelo governo do estado. Precisamos criar canais de maior participação das entidades esportivas na definição da utilização dos recursos do fundo, descentralizar o poder de decisão de investimento buscando a participação direta de representantes dos municípios, retomar e estruturar o Conselho Estadual de Esporte como principal veículo de controle social, dando maior transparência as ações esportivas desenvolvidas com participação de recursos de origem pública e criar mecanismos online (Portal da Transparência do Esporte) de participação e acompanhamento da destinação dos recursos públicos investidos no setor”, detalhou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS