Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Dourados Segunda-feira, 21 de Julho de 2014, 10:24 - A | A

Segunda-feira, 21 de Julho de 2014, 10h:24 - A | A

Quatro pontes de concreto substituem as de madeira nas zonas rurais

Alessandra Marimon (Especial para o www.capitalnews.com.br)

A prefeitura de Dourados finaliza a construção de mais uma ponte na zona rural do município. Localizada na região do Guassuzinho, sobre o córrego Laranja Azeda, a ponte é a quarta construída pela prefeitura para atender os produtores e demais moradores da zona rural.

De acordo com informações do site da prefeitura de Dourados, a ponte sobre o Córrego Laranja Azeda foi construída com recursos do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento Rodoviário de Mato Grosso do Sul). A ponte antiga era de madeira e estava comprometida, o que causava risco de acidente aos moradores da região.

A quarta ponte de concreto construída na zona rural na atual administração faz parte do Plano de Recuperação de Estradas. O plano inclui a restauração das estradas vicinais, com nivelamento, cascalhamento e construção de caixas de retenção.

A primeira ponte de concreto para atender a zona rural foi construída no Assentamento Lagoa Grande, sobre o Córrego Capão Alto, no distrito de Itahum, que beneficiou quase 200 produtores.

Recentemente, a prefeitura finalizou a obra e já liberou o tráfego na ponte sobre o Córrego Guanandi, na região que leva o mesmo nome. Também foi concluída a ponte sobre o Córrego do Engano, no Travessão da Odete.

O compromisso da prefeitura com a comunidade rural era de substituir as pontes de madeira por pontes de concreto, uma recomendação Defesa Civil. O órgão pontuou esses quatro locais como de urgência por conta do risco de acidente e a prefeitura executou o serviço.

No Guassuzinho essa obra é de fundamental importância, principalmente para os produtores rurais. Como a ponte liga a um travessão que dá acesso à BR-163, se torna o principal trajeto para aqueles transportam seus produtos para a cidade ou mesmo para municípios vizinhos, como Douradina, Rio Brilhante e Itaporã.

A previsão era de conclusão da compactação do aterro e aplicação do cascalho na cabeceira da ponte até o fim de semana, mas o secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento, Jorge Luiz de Lucia explicou que as chuvas da noite de quinta-feira e madrugada de sexta podem retardar o serviço.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS