Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 16 de Abril de 2014, 14:00 - A | A

Quarta-feira, 16 de Abril de 2014, 14h:00 - A | A

Projeto lança primeira linha de cosméticos com agricultura familiar

Da Redação (BV)

A primeira linha de cosméticos fruto do Projeto Talentos do Brasil Rural foi lançada hoje (16) em Brasília. Criado pelos ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto tem o objetivo de valorizar produtos da agricultura familiar e inseri-los no mercado turístico por meio da venda em hotéis, bares e restaurantes localizados no entorno das 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

Durante o evento, foi apresentada a parceria entre a Cooperativa Vacariense de Apicultores, que reúne 48 famílias produtoras de mel em Vacaria (RS), e a Realgem's, empresa paranaense fabricante de cosméticos para a rede hoteleira. Segundo o presidente da cooperativa, Alair Maciel de Vargas, a agroindústria vendeu em março um primeiro lote da matéria-prima a preço de mercado para a Realgem's que produziu a Linha Talentos do Brasil com xampu, condicionador, sabonete e loção hidratante com extrato de mel. “O maior benefício que temos hoje é a divulgação da nossa cooperativa e dos nossos produtos. Vamos colher frutos no futuro com mais clientes”, disse Vargas.

Segundo o diretor comercial da Realgem's, Mauro Oliveira, o projeto Talentos do Brasil une o pequeno produtor e a indústria por meio da ideia da sustentabilidade. “O projeto contempla um contrato que gera benefício compartilhado para a comunidade rural pois 5% do que for vendido retornará para a cooperativa. Já temos um contrato com a rede de resorts Club Med que vai estar com os produtos da linha Talentos do Brasil, a partir de junho”, disse Oliveira.

A coordenadora do projeto no Sebrae, Vânia Fernandes, informou que 25 mil agricultores familiares foram beneficiados pelo Talentos do Brasil Rural. Os 89 empreendimentos nos setores de cosméticos, alimentos, bebidas e artesanato e os 23 empreendimentos de roteiros turísticos, todos escolhidos por chamadas públicas, receberam capacitação em gestão e consultoria em qualidade, ajuda na elaboração de contratos e de planos de ação. “Esse projeto, além de beneficiar a agricultura familiar, está levando o conceito de sustentabilidade, cada vez mais valorizado, para hotéis, bares e restaurantes”, acrescentou Vânia.

Para o diretor do Departamento de Produtos e Destinos do Ministério do Turismo, Marcelo Lima Costa, o projeto é uma estratégia inovadora de acesso a mercados via produtor rural e turismo. Segundo o coordenador da área de comercialização do Ministério do Desenvolvimento, o Talentos do Brasil Rural vai melhorar a renda e a qualidade de vida dos agricultores familiares.

(Fonte: Agência Brasil)

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS