Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Polícia Terça-feira, 15 de Abril de 2014, 16:43 - A | A

Terça-feira, 15 de Abril de 2014, 16h:43 - A | A

Jacini afirma desconhecer caso de traficante liberado por falta de vagas no Estado

Samira Ayub e Juliana Rezende - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, afirmou nesta terça-feira (15), que desconhece o caso do traficante preso no Paraná com 80 quilos de cocaína, e que seria recambiado para Mato Grosso do Sul, porém, por falta de vagas no presídio, o traficante havia sido liberado, conforme divulgado pelo Ministério Público Federal. Durante a primeira incineração de drogas no Estado deste ano, Jacini, reconheceu a necessidade de ampliação de vagas nos presídios e que há previsão de inaugurar mil vagas até o final deste ano.

“Fiquei sabendo ontem à noite pela imprensa, mas não fui comunicado a respeito, e desconheço esse caso”, disse Wantuir Jacini. “Agora, o Estado vem trabalhando muito no sentido de aumentar o número de vagas nos presídios e aumentar o efetivo dos servidores que trabalham no sistema penitenciário”, pontuou.

Segundo o secretário, serão inauguradas mil vagas nos estabelecimentos penais até o fim deste ano, sendo 500 no município de Dourados, 100 em Rio Brilhante, em Amambai, Corumbá, Ponta Porã e outras 100 em Jardim. Entretanto, Jacini, observou que somente ampliar as vagas para abrigar os custodiados não resolve, e que é necessário aumentar o número de agentes penitenciários.

“Sozinhas, essas vagas não resolvem o problema, é necessário aumentar o efetivo. O concurso público que foi planejado há dois anos e está em andamento chega no dia 22 deste mês em sua última etapa que é o curso de formação para a chegada de 281 novos agentes que serão lotados nesses presídios que estão sendo ampliados”, afirmou Wantuir Jacini.

O titular da Sejusp afirmou ainda que a Polícia Militar, responsável pela segurança externa dos presídios, também receberá reforço, por meio do concurso público em andamento. “São várias etapas, e agora, está na fase final para o ingresso de novos militares”, disse.

De acordo com Wantuir Jacini as vagas em unidades penais serão inauguradas em momentos diferentes até o fim deste ano. Sobre Campo Grande, o secretário destacou que serão construídas novas unidades prisionais.

MPF: O Ministério Público Federal divulgou ontem que devido à superlotação em cela da Polícia Federal um traficante preso em flagrante com 80 quilos de cocaína acabou liberado.

Segundo o MPF, a Justiça Federal de Ponta Porã concedeu liberdade provisória Antonio Marcos Fernandes, que ficou preso por um dia, estava custodiado na superlotada delegacia da Polícia Federal de Ponta Porã. O MPF/MS que pediu a prisão preventiva de Marcos recorreu da decisão. O crime de tráfico de drogas tem pena superior a quatro anos, e por isso não há o direito de aguardar a investigação em liberdade.
 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS